Grávida descobre trigêmeos a poucos meses do parto em SC: “Escondidinho”

Blumenau – Após três anos sem registros de nascimento de trigêmeos no Hospital Santo Antônio, o parto de Elóa, Miguel e Ezequiel emocionou uma família e a equipe médica da unidade de saúde de Blumenau. Janaina Scottini Zils, de 30 anos, achava que estava à espera de gêmeos. A surpresa veio em janeiro, quando ela descobriu que teria três bebês. “Ele estava escondidinho”, brinca a mãe, que deu à luz nesta segunda-feira (31).

Janaina é natural de Rio do Oeste e fazia o acompanhamento da gestação no Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul. Devido à gravidez ser de alto risco, a mãe precisou ser transferida quando estava com 31 semanas e dois dias ao Hospital Santo Antônio, referência no atendimento a gestações de risco e neonatologia.

A descoberta de que ganharia três bebês — dois meninos e uma menina — aconteceu em janeiro, há poucos meses antes do parto. O nascimento foi prematuro, por parto cesariana. A menina Eloá nasceu às 14h37min, com 1.625kg; o menino Miguel chegou às 14h39min, pesando 1.410kg; e Ezequiel veio ao mundo às 14h41min, com 1.690kg.

Os recém-nascidos foram encaminhados à UTI Neonatal, onde seguem estáveis com acompanhamento especializado. A família aguarda emocionada o momento de levar os trigêmeos para a casa e apresentá-los aos outros irmãos, de 7 e 10 anos.

Para o parto, uma extensa equipe foi mobilizada. Participaram anestesista, dois ginecologistas e obstetras, dois pediatras, dois residentes de pediatria, um residente de neonatologia, assim como enfermeiros obstetras, enfermeiros neonatologistas e a equipe assistencial do Centro Obstétrico. Cada um dos bebês teve a própria equipe completa para atendimento especial, com pediatra, um residente de pediatria, um residente de neonatologia e enfermeiras neonatais individuais.

No ano passado, o Hospital Santo Antônio registrou 3.789 nascimentos, sendo que 134 foram partos de gêmeos. Há três anos que o hospital não registrava o nascimento de trigêmeos e, por isso, é um acontecimento incomum e emocionante.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.