Rumo à Suiça, Renderson Oliveira brilha no adestramento

O cavaleiro brasileiro Renderson Silva de Oliveira estreia nesta semana na final da FEI Dressage World Cup, em Basel, na Suíça. Aos 32 anos, o atleta alcança um dos principais palcos do adestramento mundial após uma trajetória iniciada como tratador de cavalos no interior de São Paulo.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Natural de Ituiutaba, em Minas Gerais, Renderson mudou-se ainda adolescente para o interior paulista, onde passou a viver com o pai. Aos 17 anos, começou a trabalhar em uma fazenda local, realizando tarefas como limpeza de baias e alimentação dos animais. Foi nesse ambiente que conheceu o cavaleiro olímpico Rogério Clementino, que o incentivou a aprender mais sobre o adestramento e ofereceu treinamento, com a condição de que Renderson cumprisse suas obrigações com mais agilidade.

Com dedicação à rotina estável e ao cuidado dos cavalos, Renderson se aproximou do esporte e, pouco tempo depois, tornou-se tratador de Clementino. Participou como “groom” (nome dado ao profissional da área) de diversas competições, incluindo os Jogos Pan-Americanos de 2011, no México, e os Jogos Olímpicos Rio 2016. Em 2014, venceu seu primeiro título nacional como atleta.

Nos anos seguintes, alternou funções entre groom e cavaleiro. Em 2021, recebeu a oportunidade de treinar e competir em Portugal, no centro Campline Horses. Com bom desempenho durante a ausência dos principais atletas do centro — que estavam nas Olimpíadas de Tóquio —, foi convidado a integrar a equipe.

Ao lado de sua esposa e filha, se mudou para a Europa e passou a competir com o cavalo lusitano Fogoso Campline, anteriormente montado por Rodrigo Torres, representante de Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio e na Copa do Mundo de 2022.

Em 2023, representou o Brasil como atleta nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, conquistando a medalha de prata por equipes e a quinta colocação individual. Para chegar à Final da Copa do Mundo, participou de etapas classificatórias em Madrid e Neumünster, garantindo dois resultados entre os dez primeiros.

A Final da FEI Dressage World Cup é composta por 18 atletas e ocorre entre os dias 3 e 6 de abril, em Basel. Renderson será o único representante brasileiro na competição, que reúne os principais nomes do adestramento mundial e é válida para o ranking internacional da modalidade.

O post Rumo à Suiça, Renderson Oliveira brilha no adestramento apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.