Comunidade brusquense se envolve em Polêmica da construção de UBS no Loteamento Schaeffer

A construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no Loteamento Schaefer, em Brusque, tem gerado debates intensos há semanas entre autoridades, moradores locais e Comunidade brusquense, que também pega de surpresa e conhecendo os fatos, vem se posicionando maciçamente contrária. A iniciativa, segundo disse o prefeito André Vechi, seria de substituir a atual UBS central, localizada na avenida Lauro Müller, por uma estrutura própria na rua Otto Schaefer, utilizando recursos do Programa de Aceleração do Crescimento da Saúde (PAC Saúde) e contrapartida municipal. 

Na Câmara de Vereadores houve questionamentos com relação a escolha do local, argumentando que o Centro já possui atendimento de saúde adequado, enquanto bairros como Tomaz Coelho permanecem desassistidos. Foi expressada ainda preocupação ao prazo apertado para o início das obras, previsto para 15 de abril..

Moradores do Loteamento Schaefer, que cuidam dessa área verde há décadas, questionaram a real necessidade e capacidade de atendimento regular dessa UBS ali, defendendo ainda a preservação do espaço para lazer e convivência comunitária, com proteção da epressiva vegetação nativa e frutífera que ali está. 

Em resposta às críticas, a secretária de Saúde de Brusque explicou que a escolha do terreno no Loteamento Schaefer se deve à disponibilidade de área.

O prefeito André Vechi também se pronunciou sobre o assunto, destacando que, apesar das divergências, a construção da UBS no Loteamento Schaefer é uma decisão estratégica para melhorar o atendimento à população.

Nesta terça(01), representante do conselho de moradores do Loteamento Schaeffer estiveram na Rádio Cidade-FM, momento em que apresentaram extensa documentamente demonstrando que ali não poderia ser construída uma UBS, em preliminar, pelo próprio processo ocorrido, inclusive o que tramitou junto ao COMUSA e dentre outros aspectos, destacaram ainda que ali se encontra área de preservação, inclusive com curso de água. Destacaram que o prefeito André Vechi ‘faltou com a verdade’ e ‘omitiu informações’ quando na rádio esteve e ressaltaram que todos foram pegos de surpresa, pois até este ano de 2025 jamais haviam sido informados de que naquele espaço se pretenderia construir uma UBS. Quetionaram ainda o expressivo valor que se pretende gastar com essa Unidade, anunciada como de aproximados 700 metros quadrados, ao custo de R$ 4.400.000,00(quatro milhões e quatrocentos mil reais).

O fato é que, assim como nas centenas de manifestações em redes sociais, particulares e de veículos de comunicação, a Comunidade brusquense vem se posicionando contrária a construção de uma UBS no loteamento Schaeffer, área nobre do município, destacando inúmeros motivos, como o difícil deslocamento até o local, a necessidade de construção de UBSs nos bairros, reformas das precárias instalações de UBSs já existentes e até fatores políticos por parte da administração para pretender ali empregar um equipamento público.

Enquanto o debate prossegue, a comunidade aguarda definições que conciliem as necessidades de saúde pública com a preservação dos espaços comunitários.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.