Japão diz que megaterremoto pode matar até 300 mil pessoas

O governo do Japão alertou em um relatório nesta 2ª feira (31.mar.2025) para o risco de um megaterremoto de magnitude 8 a 9 na costa do Pacífico nos próximos anos. As informações são da Reuters

No pior cenário, o documento estima perdas econômicas de até US$ 1,81 trilhão, cerca de 300.000 mortes e 1,23 milhão de pessoas evacuadas. Além do colapso de edifícios e tsunamis devastadores. 

Mesmo sem data estimada para o tremor, o Japão tem uma probabilidade de 80% de enfrentar um megaterremoto em Nankai Trough –zona de subducção na costa sudoeste do Pacífico. A área, que se estende por aproximadamente 900 km, é um ponto crítico onde a Placa do Mar das Filipinas submerge sob a Placa Eurasiática. A tensão tectônica na região sugere essa possibilidade a cada 100 a 150 anos.

O alerta do governo japonês se deu depois do terremoto de magnitude 7,1 na borda da zona de subducção que abalou o Mianmar e foi sentido na Tailândia, na última 6ª feira (28.mar).

O aviso reforça a urgência de preparativos e medidas de mitigação. O terremoto de magnitude 9 em 2011, que desencadeou um tsunami e o colapso de 3 reatores na usina nuclear de Fukushima, resultou em mais de 15.000 mortes, e marcou um dos maiores desastres da história recente do Japão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.