Referência em inovação, Centro de Operação da ENGIE Brasil Energia completa 10 anos

A partir de Florianópolis, equipe de operadores controla os ativos de geração e transmissão da companhia

Com uma década de atividades, o Centro de Operação da ENGIE Brasil Energia é referência em tecnologia e inovação. A partir da estrutura localizada na sede da Companhia, em Florianópolis (SC), os operadores controlam remotamente, 24 horas por dia, sete dias por semana, os ativos da empresa espalhados por diferentes regiões do país, entre hidrelétricas, solares e fotovoltaicas, além dos ativos de transmissão.

Inaugurado em 2015, o centro passou por modernizações e completou uma década em plena operação, garantindo eficiência e segurança para a gestão dos ativos da Companhia. Neste mês de março, foi promovida uma cerimônia de celebração da data. O centro começou a operar com a atividade de despacho (conjunto de instruções e ações de coordenação junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e demais agentes do sistema elétrico integrado) de 100% dos ativos de geração e, um ano depois, iniciaram-se as atividades de supervisão e controle remoto dos.

Assim, a partir de 2016, iniciou a operação remota da Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra, localizada na divisão entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) José Gelázio da Rocha e Rondonópolis, ambas sedadas em Mato Grosso. Ano a ano, novas unidades da ENGIE Brasil Energia também foram incorporadas ao controle remoto do Centro. Atualmente, os novos ativos já iniciaram sua operação na modalidade remota. No total, 80% dos ativos são supervisionados e controlados remotamente pelo Centro de Operação.

Hoje, a ENGIE Brasil Energia opera 11,3 GW de geração e 2.800 milhas de linhas de transmissão no país. “Com constante evolução tecnológica, o nosso Centro de Operações é garantia de agilidade, segurança e eficiência operacional. Não apenas supervisiona e controla nossos ativos de geração e transmissão, como também integra todos os nossos processos de operação e realiza a interface com todos os agentes do Sistema Interligado Nacional”, destaca o Diretor-Presidente da ENGIE Brasil Energia, Eduardo Sattamini.

“A otimização e a digitalização de nossos processos ampliam a eficiência operacional, nossa competitividade e significativamente com a expansão de nosso portfólio. Nos próximos anos, o nosso Centro vai expandir ainda mais suas operações com novos projetos de geração e transmissão. Os desafios serão maiores, mas nossa equipe está pronta para continuar crescendo”, acrescenta o Diretor de Operações, José Laydner.

O post Referência em inovação, Centro de Operação da ENGIE Brasil Energia completa 10 anos apareceu primeiro em Deolhonailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.