Trio é preso aplicando golpe do ‘chupa-cabra’ em cliente de banco no litoral de SP


Justiça concedeu liberdade provisória a dois dos investigados, mas um teve a prisão em flagrante convertida em preventiva em Santos (SP). Vítima relatou ter sido agredida por um dos homens. Idoso levou caso à Polícia Federal após ser vítima de criminosos e apanhar em Santos (SP); dispositivo conhecido como chupa-cabra (à dir.)
Reprodução/Polícia Federal
Três homens foram presos em flagrante em Santos, no litoral de São Paulo, por aplicarem o golpe do ‘chupa-cabra’ em um idoso, de 65 anos, dentro de uma agência da Caixa Econômica Federal. Dos detidos, apenas um teve a prisão convertida em preventiva, enquanto os demais foram liberados. O caso é investigado pela Polícia Federal.
🚨 O que é o golpe do ‘chupa-cabra’?
Os criminosos instalam um dispositivo no caixa eletrônico que trava o cartão do cliente e, na sequência, alguém se oferece a ajudar, fornecendo o telefone falso do banco para a resolução do problema. O golpe é concluído quando a pessoa faz o contato e acaba passando dados e senhas. Neste caso, os bandidos ainda colaram um adesivo com o número 0800 no caixa.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Como ocorreu o crime?
Segundo o inquérito policial, obtido pelo g1, a vítima foi sacar dinheiro em um caixa eletrônico de uma agência no bairro Macuco e teve o cartão retido na máquina. Em seguida, apareceu um dos indiciados, que, posteriormente, foi liberado pela polícia.
Foi esse homem quem fez o primeiro contato com o idoso, o orientando a ligar para um suposto 0800 do banco. O número estava disponível em uma etiqueta fraudada e colada no caixa eletrônico.
O indiciado estava com a vítima, que tentava retirar o cartão da máquina, quando um guarda municipal à paisana apareceu na agência e abordou o homem, perguntando o que ele tinha nos bolsos.
Foi quando o indiciado Osmar Davi Gazotti do Nascimento, de 21 anos, único detido com a prisão convertida em preventiva, entrou em cena. Ele ingressou na agência para ‘checar’ o andamento do golpe e observou a ação do guarda.
Para possibilitar a fuga do comparsa, Osmar aplicou um soco na vítima, conforme a própria relatou à polícia. A dupla fugiu e encontrou o terceiro indiciado, que também foi liberado, na direção de um carro cinza.
O guarda continuou a perseguição a pé, mas a prisão só foi possível com o auxílio de policiais militares em motocicletas, que conseguiram parar o veículo e deter o trio.
No carro do trio, os agentes encontraram itens que seriam utilizados nos golpes, como os adesivos com numeração de disk 0800 da Caixa Econômica; maquininhas; um equipamento plástico usado para travar os cartões e um dispositivo para cartões com sensor.
O cartão da vítima não foi encontrado, mas o idoso acredita que ele tenha sido descartado pelos investigados na fuga.
O advogado Jonathan Pontes, que representa os indiciados, afirmou ao g1 que a defesa está atuando firmemente na salvaguarda dos direitos dos clientes (veja o posicionamento completo adiante).
Prisões
Osmar (à esq.) e etiqueta encontrada em terminal de caixa em Santos (à dir.)
Reprodução/Polícia Federal
Os três envolvidos no caso foram presos em flagrante no domingo (23). Na audiência de custódia, que aconteceu na tarde de segunda-feira (24) na 5ª Vara Federal de Santos, o juiz responsável converteu a prisão de Osmar, de 21 anos, em preventiva.
Aos outros dois investigados, que também foram indiciados, o magistrado concedeu liberdade provisória mediante ao:
Pagamento pagamento de fiança de R$ 5.060;
Comparecimento mensal em juízo;
Proibição de manter contato com os demais investigados;
Proibição de se ausentar do local de residência por mais de oito dias sem autorização da Justiça.
Segundo Pontes, a defesa apresentou na custódia “todos os fundamentos jurídicos necessários para demonstrar que a liberdade de nossos clientes não compromete a ordem pública, a instrução processual ou a aplicação da lei penal”.
O g1 entrou em contato com a vítima, mas não obteve retorno até a última atualização da reportagem.
Golpe do ‘chupa-cabra’
Banco Central cria mecanismo para ajudar vítimas de golpes via Pix
Ao g1, a advogada criminalista Yeda Simões, que não tem relação com o caso, explicou que o golpe do chupa-cabra é utilizado há muitos anos por golpistas. Ele consiste em instalar um dispositivo no caixa eletrônico de bancos que faz com que o cartão fique preso e o cliente não consiga retirar.
“Com isso, existe outra pessoa dentro do banco que tenta ‘ajudar’. Ela passa um número de telefone falso que se passa pela central do banco ou ainda, neste caso, havia um adesivo com um número de telefone para que a pessoa ligasse”, explicou.
Segundo ela, quando a vítima liga para o número acha que está falando com a central do banco. Na verdade, porém, está conversando com os criminosos e passa dados do cartão para eles. Com isso, os golpistas conseguem acesso à conta da vítima e sacam dinheiro.
💡Como evitar o golpe?
A Caixa informou, por meio de nota, que monitora ininterruptamente suas salas de autoatendimento e, quando identificada ação criminosa em seus equipamentos, as medidas cabíveis são adotadas, inclusive com atuação conjunta com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança pública.
O banco orienta os clientes a não aceitarem ajuda de estranhos, mesmo dentro das agências. Caso o cartão fique preso na máquina, o cliente deve informar o fato a um empregado da Caixa devidamente identificado.
“Se a agência estiver fechada, o cliente deve entrar em contato com a central de atendimento da CAIXA pelo 0800 104 0104 para que sejam tomadas as providências, como o bloqueio temporário ou o cancelamento com reemissão.
Os clientes não devem fornecer suas senhas ou outros dados de acesso a terceiros ou em sites ou aplicativos não oficiais, bem como, em ligações telefônicas”, disse.
Veja cuidados:
✅ Não forneça senhas ou outros dados de acesso em sites ou aplicativos não oficiais, bem como em ligações telefônicas;
✅ Mantenha seu corpo próximo ao equipamento do autoatendimento e fique atento se não há pessoas observando a operação; redobre os cuidados ao digitar suas senhas de números e sílabas;
✅ Não saia da frente do terminal antes dele voltar a apresentar a tela inicial;
✅ Siga somente as orientações que constam na tela do equipamento e que são exibidas durante a transação;
✅ Não permita que ninguém manuseie seu cartão, e lembre-se de retirá-lo do equipamento após finalizada a operação.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.