Com grandes decisões e show de Mumuzinho, torneio de beach tennis termina neste domingo em Balneário Camboriú

Após cinco dias de muito beach tennis, shows e entretenimento, o ITF BT400 Balneário Camboriú vai conhecer seus grandes campeões. Neste domingo (30) serão realizadas as finais do torneio. A Chave Principal feminina terá um duelo Brasil x Itália, com Sophia Chow e Vitória Marchezini diante das italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini. Entre os homens, o confronto será entre o catarinense André Baran e Michele Cappelletti (ITA) e Nicolas Gianotti (FRA) e Mattia Spotto (ITA), que repetem a final do ano passado. O último dia de programação na grande arena montada na Barra Norte da Praia Central de Balneário Camboriú terá o show de encerramento do cantor Mumuzinho. O acesso à arena é gratuito. Os portões abrem às 7h.

Neste domingo (30) as grandes atrações começam com as finais do torneio profissional, que reúne os melhores atletas do ranking mundial do beach tennis. O duelo final na chave feminina, das brasileiras Sophia Chow e Vitória Marchezini diante das italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini, está marcado para as 10h. Depois, às 14h, começa a decisão entre o catarinense André Baran e o Michele Cappelletti (ITA) diante do francês Nicolas Gianotti e Mattia Spotto, da Itália, pelo título masculino do ITF BT400 Balneário Camboriú. A programação do evento, com público de 60 mil pessoas nos seis dias, terá o show de encerramento de Mumuzinho. O cantor e compositor sobe ao palco a partir das 19h.

O ITF BT400 Balneário Camboriú 2025 é uma realização da AACESC (Associação de Apoio a Cultura e Esporte de Santa Catarina) e tem a chancela da International Tennis Federation (ITF), Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e da Federação Catarinense de Tênis (FCT). O evento esportivo iniciou na última terça-feira (25), com a abertura da arena na Barra Norte, na Praia Central de Balneário Camboriú. Desde então, um grande público acompanha não apenas as partidas do torneio profissional. Além de shows nacionais, a grande estrutura oferece praça de alimentação, diferentes lojas do segmento e ativações de parceiros. A entrada à arena é gratuita. Já a quadra principal requer ingressos (esgotados antecipadamente) para acompanhar os jogos.

Sábado de decisões

O sábado (29), penúltimo dia de ITF BT400 Balneário Camboriú, foi reservado aos jogos das quartas de final e semifinais do torneio profissional. As meninas que venceram pela manhã voltaram à quadra no início da noite para disputar as vagas nas finais. Em uma semifinal praticamente toda brasileira, a dupla número 1 do mundo, Rafaella Miiller e Patty Diaz, venezuelana há anos radicada no Brasil, enfrentou Sophia Chow e Vitória Marchezini, diante de arquibancadas lotadas na quadra central.

As duas duplas passaram por partidas complicadas nas quartas de final. Mais cedo, Diaz e Miiller eliminaram as russas Elizaveta Kudinova e Anastasiia Semenova no super tie-break, enquanto Chow e Marchezini passaram por Veronica Casadei (ITA) e Ariadna Graell (ESP) com parciais de 7/5 e 6/3. Valeu quem chegou à quadra mais inteira. Assim, Sophia Chow e Vitória Marchezini conquistaram a vaga na decisão, após uma suada vitória por 2 sets a 0 (6/4 e 6/2)

“Foi um jogo muito disputado e entramos muito conscientes do que fazer, focadas em cada ponto. Na final teremos uma grande partida, contra adversárias que estão em um ótimo começo de temporada. Vamos fazer de tudo para quebrar a invencibilidade delas em outros jogos contra nós duas. Vamos dar o nosso melhor para sair com a vitória”, afirmou Sophia Chow, logo após garantir a vaga nas finais, em entrevista ao Programa Play BT, canal do YouTube que transmite todos os jogos do torneio.

Já a outra semifinal da Chave Principal feminina foi toda italiana. Campeãs das duas primeiras edições do ITF BT400 Balneário Camboriú, em 2022 e 2023, Giulia Gasparri e Ninny Valentini mantiveram o embalo desde a primeira rodada do torneio. Depois de eliminar Flamínia Daina (ITA) e Marcela Vita (BRA) nas quartas, elas venceram com superioridade as compatriotas Sofia Cimatti e Greta Giusti. O carimbo no passaporte para as finais veio depois da vitória por 2 sets 0 (com parciais de 6/1 e 6/0).

“Nossa expectativa para as finais é muita alta, mas vamos focar em cada partida, como fizemos até agora. Tivemos grandes jogos neste sábado (29), com bom desempenho, estamos felizes com as partidas que fizemos. E na final vamos com tudo para dar o nosso melhor em quadra. Sem dúvida será um jogo muito duro”, disse Giulia Gasparri, também à transmissão ao vivo do Programa Play BT.

Depois foram realizadas as semifinais da Chave Principal Masculina, também com grande público nas arquibancadas. A quadra central ficou dividida entre a dupla Giovanni Cariani e Daniel Mola, que vibravam muito a cada ponto, e os atuais número 3 do ranking mundial, o catarinense André Baran e o italiano Michele Cappelletti. Cariani e Mola chegaram à semifinal após eliminar, mais cedo, os brasileiros Renzo Amâncio e João Wiesinger, enquanto Baran e Cappelletti passaram nas quartas de final por Luca Cramarossa (ITA) e Mathieu Guegano (FRA).

O último jogo deste sábado (29) no ITF BT400 Balneário Camboriú foi disputado ponto a ponto e game a game. Baran e Cappelletti só conseguiram vencer o primeiro set por 7 a 5 porque conseguiram uma reação da metade dele em diante. No segundo set, Cariani, campeão da edição de 2023, e Mola arriscaram tudo que podiam e tiveram sucesso: 7 a 6 e a definição da dupla finalista foi para o super tie-break. Na corrida pelos 10 pontos, melhor para a segunda melhor dupla de beach tennis do mundo. André Baran e Michele Cappelletti fecharam o jogo em 2 a 1 (7/5, 7/6 e 10/5) e estão na final pelo segundo ano seguido.

“Foi uma partida mentalmente muito forte. Tivemos chances de fechar o jogo antes, mas eles conseguiram jogar bem e foi muito difícil conseguir essa vitória. Isso mostra que temos que ser sólidos e fortes do começo ao fim. Neste domingo (30) teremos um grande jogo, mais uma final contra eles. Os favoritos são eles, a pressão é deles, e vamos curtir demais essa final. Gostaria de contar com o apoio e vibração da torcida nesta decisão”, disse André Baran ao Programa Play BT, canal do YouTube que transmite todos os jogos do ITF BT400 Balneário Camboriú.

A outra semifinal masculina foi toda estrangeira. Depois de eliminar os brasileiros Mateus Yuji e André Caetano, sensações do torneio, o espanhol Antomi Ramos e o venezuelano Carlos Vigon tiveram que encarar a dupla número 1 da atualidade e duas vezes campeã em Balneário Camboriú, Nicolas Gianotti (FRA) e Mattia Spotto (ITA), que deixaram Fabrício Neis e Allan Oliveira nas quartas de final, mais cedo, também neste sábado (29). Em quadra, a posição no ranking mundial pesou para superar o volume de jogo de Ramos e Vigon. Vitória do francês Gianotti e o italiano Spotto, por 2 sets a 0 (6/2 e 7/5), que vão para a terceira final em quatro edições de ITF BT400 Balneário Camboriú.

“O nível de jogo do Antomi e do Vigon foi muito alto, principalmente, no segundo set. Foi difícil para que a gente conseguisse fechar a partida. Neste domingo (30), vamos enfrentar grandes adversários. Para nós, é um prazer estar em mais uma final”, afirmou Nicolas Gianotti, francês que mora em Balneário Camboriú, à transmissão do Programa Play BT.

Um dos maiores torneios do circuito mundial de beach tennis, o ITF BT400 Balneário Camboriú tem um total de 35 mil dólares em premiações. O evento esportivo reúne quase mil atletas, de 12 diferentes países, incluindo os participantes do Balneário Camboriú Open de Beach Tennis 2025, torneio para amadores, que também termina neste domingo (30). Esta competição conta com quase 500 participantes, que jogam próximos dos grandes atletas do beach tennis mundial. O torneio tem diferentes modalidades, com categorias de idade (masculina e feminina), duplas mistas e também as duplas masculinas e femininas nas categorias A, B e C.

Show de Mumuzinho encerra o evento

Neste domingo (30), o ITF BT400 Balneário Camboriú será encerrado com o show do cantor e compositor Mumuzinho, com entrada gratuita à arena montada na Barra Norte da Praia Central. O pagodeiro carioca sobe ao palco a partir das 19h. Com quase 20 anos de carreira, Mumuzinho vai agitar a galera com os clássicos “Camarão que Dorme a Onda Leva”, “Eu Mereço Ser Feliz” e “Duvido”, além de apresentar ao público as músicas do EP “Conectado”, lançado neste ano, com versões ao vivo.

O ITF BT400 Balneário Camboriú é apresentado pela SOL e realizado pela AACESC (Associação de Apoio a Cultura e Esporte de Santa Catarina) e Grupo Corre Brasil. O torneio conta com chancela da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), da International Tennis Federation (ITF), da Federação Catarinense de Tênis (FCT). O evento tem a Claro como parceira oficial e o patrocínio do Fort Atacadista, Fibra Inteligência Imobiliária, RVB Malhas, CN Empreendimentos, CIMED, Carmed, LaFrutta, Unimed, Intelbras, Digital Sat, GWM Dimas, Milli e Grupo WS. O ITF BT 400 Balneário Camboriú tem o apoio institucional da Prefeitura de Balneário Camboriú e da Fundação Municipal de Esportes. O evento conta ainda com a Joog como marca da bola oficial, Nox como marca da raquete oficial, Alto Giro como marca oficial e NSC TV como apoiadora de mídia, além de contar com o apoio da VR Sports, BC Convention, FCO Group, Nobres Parilla e Foco Radical.

ITF BT400 Balneário Camboriú Programação 

Domingo (30/3): Finais

Abertura dos portões às 7h

Final feminina: Sophia Chow (BRA) e Vitória Marchezini (BRA) x Giulia Gasparri (ITA) e Ninny Valentini (ITA), a partir das 10h

Final masculina: André Baran (BRA) e Michele Cappelletti (ITA) x Nicolas Gianotti (FRA) e Mattia Spotto (ITA), a partir das 14h

Show: Mumuzinho, a partir das 19h

O post Com grandes decisões e show de Mumuzinho, torneio de beach tennis termina neste domingo em Balneário Camboriú apareceu primeiro em BC Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.