Sobe para 1.700 o número de mortos após terremoto no Mianmar

O número de mortos em Mianmar subiu para 1.700 neste domingo (30.mar.2025), após um terremoto de magnitude 7,7 atingir o país na 6ª feira (28.mar). Segundo a BBC, outras 3.400 pessoas ficaram feridas e 139 estão desaparecidas.

O desastre natural também foi sentido na Tailândia. O país registrou 18 mortes e 33 feridos até o momento, na cidade Bangkok. Onze das vítimas morreram devido a queda de um arranha-céu. A primeira-ministra tailandesa, Paetongtarn Shinawatra, declarou estado de emergência na capital.

O epicentro do fenômeno se deu aproximadamente 16 km de Mandalay, a 2ª maior cidade do Mianmar, com uma população de mais de 1,2 milhões de habitantes.

Segundo a BBC, outros 2 tremores de magnitude 6,4 e 5,1 foram sentidos após o 1º terremoto –o último foi neste domingo. O governo militar de Mianmar decretou estado de emergência em 6 regiões e estados.

NÚMERO DE MORTOS PODE SUPERAR 10.000

De acordo com agência Reuters, estimativas do Centro Geológico dos Estados Unidos sugeriram que o número de mortos em decorrência dos tremores pode superar 10.000.

A situação se agrava ainda mais por causa da guerra civil no país. O conflito, intensificado após um golpe de estado em 2021, tem prejudicado o acesso das equipes de socorro às áreas afetadas.

A junta governante de Mianmar solicitou ajuda humanitária internacional em um movimento considerado “raro” pela imprensa internacional. Até o momento, foram enviadas equipes da Tailândia, Malásia, Cingapura, Rússia, China e Índia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.