Líder do PT aciona PGR contra Van Hattem após críticas a Lula e ao STF

O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), acionou nesta 6ª feira (28.mar.2025) a PGR (Procuradoria Geral da República) contra o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) por críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao STF (Supremo Tribunal Federal) e ao ministro Alexandre de Moraes.

Em discurso na tribuna do plenário da Casa Baixa na 5ª feira (27.mar), van Hattem afirmou que o Supremo é uma organização “mafiosa” e que Lula é “covarde”.  

“Lula e Alexandre Moraes são covardes. Aliás, digo mais: o que estão fazendo no STF hoje é coisa de mafioso. E não é só o Alexandre de Moraes. A máfia depende de uma organização, e a organização que hoje está no STF é mafiosa, inclusive colocando a faca no pescoço de várias outras pessoas: [Gilberto] Kassab, Deltan [Dallagnol], [Ricardo] Salles. Puxando os processos de volta para o STF para, segundo a própria imprensa, chantagear a classe política”, afirmou o congressista do Novo. 

À procuradoria, Lindbergh defendeu que imunidade parlamentar não se estende ao deputado do Novo pela declaração se caracterizar, segundo ele, como “discurso de ódio”. Eis a íntegra do documento (PDF – 127 kB). 

A imunidade dos congressistas é um direito expresso na Constituição Federal de 1988 e diz que suas falas, votos e posicionamentos não podem ser alvos de investigação ou processados a fim de manter suas liberdades de atuação. 

VAN HATTEM

No X (ex-Twitter), Marcel van Hattem também resgatou um vídeo antigo em que o deputado do PT critica o Supremo Tribunal Federal por ter apoiado o “golpe” contra Dilma Rousseff (PT) –como o partido se refere ao impeachment da ex-presidente.

O deputado do Novo também disse que irá acionar Lindbergh no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados para analisar o caso. 

Assista (59seg): 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.