Neste sábado (29), um eclipse parcial do Sol será visível no país e promete surpreender os apaixonados pelo céu! Durante o evento, a Lua vai passar entre a Terra e o Sol, cobrindo parte da luz solar. Espetacular!
No Brasil, apenas uma pequena parte da população poderá observar o eclipse. O fenômeno vai aparecer exclusivamente no extremo norte do estado do Amapá. Apesar disso, cientistas e entusiastas da astronomia já estão na expectativa!
O evento vai ter início às 5h50 (horário de Brasília), com o auge previsto para 7h59. Mesmo que você não esteja no Amapá, será possível acompanhar o evento a partir de determinados online.
O que é
Um eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, bloqueando parcial ou totalmente a luz solar.
O bloqueio pode ocorrer de três formas diferentes:
Total: a Lua cobre completamente o Sol e deixa o céu temporariamente escuro.
Parcial: apenas parte do Sol é coberta pela Lua, que cria uma sombra parcial.
Anular: quando o Sol não está totalmente coberto porque a Lua está mais distante da Terra. Nesse caso, um anel de luz é formado ao redor da discoteca lunar.
Onde e quando
No Brasil, apenas aqueles que viveram no extremo norte do Amapá terão poder para presenciar as preferências.
Com início às 5h50 e agosto às 7h59, o eclipse deve terminar 90 minutos após o ponto alto.
O site Olhar Digital vai fazer a transmissão do evento a partir das 7h, nas plataformas do YouTube, Facebook, Instagram, Linkedin e TikTok.
Como observar com segurança
Agora, se você for um dos sortudos que vai acompanhar o eclipse ao vivo, é bom se atentar a alguns procedimentos de segurança.
Utilize óculos especiais para eclipses com filtros certificados;
Utilizar filtros solares protetores para telescópios ou binóculos;
Nunca olhe diretamente para o Sol sem proteção.
Para uma observação segura, uma boa ideia é optar por planetários e observatórios normalmente eles disponibilizam equipamentos adequados.