Brusque recebe da Caixa o “Selo Cristal” de boas práticas

A Prefeitura de Brusque recebeu nesta quinta-feira (27) o “Selo Cristal”, concedido pela Caixa Econômica Federal (CEF) aos municípios que apresentam indicadores públicos aplicando boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG) na gestão local.

Ao utilizar de maneira responsável os recursos financeiros e ambientais, que são objetos do selo, há o entendimento de que pode ser observado um aumento do bem-estar e da qualidade de vida dos munícipes, associado ao desenvolvimento sustentável.

Brusque foi avaliado por meio de 21 indicadores, classificados sob quatro aspectos: ambiental, social, governança e climático.

Cada um dos indicadores possui um peso específico, que varia conforme a sua importância dentro do instrumento de avaliação e representa, por meio da pontuação, o nível de maturidade desenvolvido pelo município em cada indicador avaliado. Para a obtenção do Selo pelo município, serão coletadas informações variadas de fontes públicas, de sistemas governamentais e de indicadores auto declaratórios.

O selo possui quatro níveis (Cristal, Topázio, Safira e Diamante), sendo que cada um requer uma pontuação mínima necessária para a concessão. O selo é concedido ao município que obtiver pelo menos 60 pontos. Inclusive,o banco vai repassar ao município um relatório de melhorias, para se entender onde que pode ser melhorado e, assim, obter uma classificação maior em breve.

Entre as vantagens para os municípios que obtêm o selo está a possibilidade de acesso a condições diferenciadas na contratação de produtos e serviços junto à Caixa Econômica Federal.

Brusque foi apenas a 10ª cidade de todo o estado de Santa Catarina a receber tal classificação junto à CEF e o banco se mostrou impressionado com a forma com a qual o município incorporou os indicadores e a avaliação em geral, além da estrutura de governança e monitoramento de projetos e indicadores, sendo até referência para outros municípios.

O atual secretário de Administração e Gestão Estratégica, Leonardo Zanella, fez questão de lembrar que este trabalho começou durante a antiga gestão do secretário José Henrique Nascimento e garantiu que o trabalho será ainda mais intenso a partir de agora. “Destaco principalmente o empenho da Secretaria de Administração e Gestão, que estruturou o projeto ano passado para a gente alcançar esse prêmio”, disse Zanella.

“A Secretaria era liderada até então pelo secretário José Henrique e pelo diretor-geral Allan Costa. Este ano a gente vai trabalhar ainda mais forte para conseguirmos obter um selo ainda melhor para o ano que vem”, enfatizou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.