O Circuito de halterofilismo abre a temporada 2025 das competições promovidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) neste final de semana, nos dias 29 e 30. A disputa, que acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, contará com a participação de cerca de 160 atletas de clubes de nove estados (AC, AM, MG, PE, PR, RJ, RN, SE e SP), além do Distrito Federal. O evento, organizado pelo CPB, terá transmissão ao vivo no YouTube durante os dois dias, a partir das 7h30.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
A temporada de 2025 do halterofilismo contará com importantes eventos ao longo do ano. A Segunda Etapa Nacional do Circuito de Halterofilismo acontecerá nos dias 21 e 22 de junho, seguida pelo Campeonato Brasileiro da modalidade, que será realizado de 5 a 7 de dezembro, ambos no CT Paralímpico, em São Paulo. Além disso, o halterofilismo integrará o Meeting Paralímpico 2025, um evento que passará por todos os Estados e pelo Distrito Federal entre abril e agosto. No cenário internacional, a principal competição será o Campeonato Mundial.
Partcipação das campeãs paralímpicas
Dentre as participantes da etapa de abertura, neste final de semana, a paulista Mariana D’Andrea e a carioca Tayana Medeiros, campeãs dos Jogos de Paris 2024, disputarão medalhas em suas respectivas categorias de peso (até 73kg e até 86kg, respectivamente). “Este é um evento muito importante para mim. Vou buscar um bom desempenho neste início de temporada. A meta é chegar a uma marca bem próxima da minha melhor performance na minha categoria atual para continuar aumentando os pesos, porque quero me tornar bicampeã mundial”, disse a halterofilista bicampeã paralímpica (Tóquio 2020 e Paris 2024), que representa o clube Aesa/ITU-SP e tem baixa estatura.
Campeã paralímpica pela primeira vez no ano passado, Tayana revelou que espera começar 2025 com um bom resultado para impulsioná-la em sua busca pelo pódio no Campeonato Mundial. “Estou treinando intensamente para esta primeira competição, que já vale qualificação para o Mundial. Quero conquistar um resultado forte, mas sei que ainda vou continuar evoluindo para alcançar meu melhor desempenho no Egito”, explicou Tayana. Nos Jogos de Paris 2024, ela conquistou o título na categoria até 86kg, com um levantamento de 156kg, a maior carga já suportada por ela. Tayana representa a equipe Praia/CDDU/Futel e tem artrogripose, uma condição que afeta o movimento das pernas.
Além disso, outras duas medalhistas paralímpicas de Paris também estarão no CT. A mineira Lara Lima, medalhista de bronze na categoria até 41kg e representante do Praia/CDDU/Futel-MG, compete no sábado, 29, a partir das 7h30. Já a amazonense Maria de Fátima Castro, que conquistou o bronze na categoria até 67kg pela Adefa-AM, estará em ação às 10h do mesmo dia.
O post Halterofilismo abre temporada com campeãs paralímpicas apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.