SC lidera crescimento econômico do país com alta de 7,1% em janeiro

Santa Catarina registrou o maior crescimento econômico do país em janeiro, com alta de 7,1% em relação ao mesmo período de 2024. O desempenho é mais que o dobro da média nacional, que ficou em 3,6%, segundo dados do Banco Central. O resultado representa uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) estadual e reflete o avanço consistente nos setores da indústria, comércio e serviços.

O levantamento do Banco Central analisou 13 unidades da federação e colocou Santa Catarina na liderança, à frente do Rio Grande do Sul (5,3%) e do Pará (4%). Na divisão por regiões, o Sul também aparece com o maior crescimento, de 5%. O secretário Silvio Dreveck acrescentou que o estímulo a investimentos privados ajudou a reduzir o desemprego no Estado para 2,7%, com mais de 9 mil vagas abertas apenas no Sine.

WhatsApp Image 2025 03 27 at 09.33.33 Visor Notícias
Foto: SECOM

Setores produtivos de Santa Catarina crescem acima da média nacional

Os setores de indústria, comércio e serviços de Santa Catarina apresentaram crescimento acima da média nacional no mês de janeiro, segundo dados do IBGE. A indústria catarinense teve alta de 8,6%, frente a 1,4% no país, liderando o ranking entre os estados. O desempenho reforça o ritmo acelerado da produção no estado.

O setor de serviços também registrou o maior crescimento entre todas as unidades da federação, com elevação de 3,4%, enquanto o índice nacional caiu 0,2% no período. O resultado é atribuído ao bom desempenho de áreas como transportes e turismo, que ganharam fôlego com a temporada de verão.

O comércio catarinense também teve resultado expressivo, com crescimento de 8,3% nas vendas, ante 3,1% da média brasileira. Foi o melhor desempenho do setor em seis anos no estado, garantindo a terceira colocação no ranking nacional de crescimento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.