Dicas para selecionar o piso certo da cozinha

A Incepa ensina os critérios para eleger o revestimento que melhor combinará com o projeto, além de agregar modernidade, funcionalidade e limpeza fácil no dia a dia

A cozinha é um dos ambientes mais dinâmicos e queridinhos da casa, exigindo, portanto, atenção especial na definição do material eleito para o piso. Entre as várias opções disponíveis, os porcelanatos com medidas tradicionais e os Superformatos da Incepa, marca do Grupo LAMOSA no Brasil, se destacam, oferecendo benefícios estéticos e práticos.

Para escolher o piso para cozinha, convém considerar características capazes de proporcionar segurança, praticidade e durabilidade, uma vez que se trata de um ambiente invariavelmente exposto a respingos de gordura e restos de alimentos – sem contar a água usada em tantas atividades, incluindo a limpeza.

Por isso, o porcelanato é altamente recomendado, pois suas propriedades conferem alta resistência à água e baixa absorção que evitam escorregões e acidentes – um cuidado que zela pela integridade dos moradores!

Acompanhe os demais atributos listados pela Incepa:

Facilidade de limpeza

Para a Incepa, esse é um fator decisivo na escolha do revestimento para a cozinha e, por isso, suas coleções possuem superfícies lisas, que evitam o acúmulo de sujeiras e facilitam a remoção de gordura e restos de alimentos. Além disso, as versões Superformatos, de 120 x 120 cm e 100 x 200 cm, resultam em uma redução significativa nas áreas de rejuntes, pontos suscetíveis ao acúmulo de sujeiras.

Neutra, atemporal e com uma superfície marmorizada: a Série Galileu, da Incepa, é encontrada no Superformato 120 x 120 cm | Divulgação: Incepa

Estética e Funcionalidade: combo infalível

Os porcelanatos da Incepa são reconhecidos pela versatilidade visual, já que o portfólio dispõe de uma ampla variedade de estilos e texturas – desde os clássicos que emulam os mármores até leituras mais contemporâneas com a aparência do cimento queimado. Essas tantas possibilidades não apenas deixam a cozinha no estilo desejado, como promovem uma integração harmoniosa com outros lugares da casa, especialmente em projetos de conceito aberto. E mais: os porcelanatos também otimizam o espaço, já que a sensação de amplitude proporcionada pelas grandes peças contribui para um ambiente muito mais organizado e funcional.

Neste espaço dedicado para receber a família e os amigos, a Série Calacatada Incepa, é encontrada em 90 x 90 cm. Ela reveste piso, bancada e frontão da pia | Divulgação: Incepa

Durabilidade e Resistência: requisitos imprescindíveis

Conhecido por sua alta resistência a impactos e ao desgaste, o porcelanato conta com mais um fator positivo: ganha-se durabilidade onde há o tráfego constante de pessoas e manuseio de utensílios. Ele não mancha quando exposto ao café, vinho, gordura e outros alimentos – propriedade essencial em um ambiente em que derramamentos são inevitáveis.

Por fim, o porcelanato da Incepa mantém suas características diante de variações de temperatura – incluindo o calor frequente.

Novidade da Incepa, a Série Venatino foi inspirada no clássico italiano Carrara Venatino com veios cinzas, suaves e longitudinais. Nos Superformatos de 100 x 120 cm e 120 x 120 cm, também é encontrada nos tradicionais 60 x 120 cm e 90 x 90 cm | Divulgação: Incepa

Sobre o Grupo LAMOSA no Brasil  

O Grupo LAMOSA no Brasil, à frente das marcas de revestimentos Roca Cerámica e Incepa, pertence ao Grupo LAMOSA, empresa mexicana de atuação mundial na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Com a aquisição, em 2021, passou a integrar uma história de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com 33 centros de produção distribuídos em 9 países nas Américas e na Europa. Soma-se também a força do Grupo, que ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 280 milhões de m².  

Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA do Grupo LAMOSA no Brasil e a consolida com a robustez de empresa global reconhecida como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo.  

O constante investimento em tecnologia a permite entregar um robusto portfólio que segue as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica. Marcada por seu pioneirismo e uma visão que projeta o futuro, em 2016 tornou-se a primeira empresa das Américas a adquirir sua primeira supercompactadora Contínua+.  

Somada ao conhecimento do seu time de desenvolvimento, em 2018 abriu o mercado de Superformatos com revestimentos nas dimensões de 120 x 120 cm e, a partir de 2020, com os tamanhos 100 x 200 cm e 120 x 250 cm, prosseguiu com sua verdadeira revolução na indústria cerâmica e nos mercados da arquitetura, construção e movelaria.  

Em 2022, saiu à frente mais um marco histórico: a compra de sua segunda supercompactadora, alcançando o status de única empresa das Américas com o segundo equipamento. Esse olhar precursor permitiu ampliar as linhas de Superformatos com as medidas de 160 x 160 cm e 160 x 320 cm. 

Sustentabilidade: seu compromisso com o meio ambiente segue alinhado com os processos produtivos. No último ano, além de redução de 17% no consumo total de energia elétrica, adotou o Protocolo de GHG (Greenhouse Gas Protocol), padrão globalmente reconhecido para medir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), com o objetivo de melhorar a precisão e a credibilidade dos dados ambientais relacionados a emissões atmosféricas. E mais: 92,5% dos resíduos gerados nas fábricas foram destinados para fins nobres, como reuso ou reciclagem; os 7,5% restantes foram enviados para aterros sanitários ou incineração. Também foram coletadas e destinadas 45 toneladas de resíduos orgânicos que equivalem a uma economia de mais de 300 viagens entre São Paulo e Rio de Janeiro em emissões de CO₂. A biomassa, combustível renovável, mais limpo e eficiente, e que ainda reaproveita resíduos de indústrias de madeira, responde por 17% da matriz energética.  

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a empresa possui um Plano de Logística Reversa, que mensura a quantidade de embalagens faturadas por Estado no Brasil e, no último ano, realizou a compensação de 30% desse volume por meio de créditos de reciclagem.  

Autor:

Alexandre Agassi

O post Dicas para selecionar o piso certo da cozinha apareceu primeiro em Jornal Tribuna.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.