“Os golpes de engenharia social ocorrem quando golpistas utilizam manipulação e persuasão psicológica para induzir as pessoas a revelar informações que proporcionem ou realizem ações que facilitem o acesso indevido a contas e sistemas”
Jogos eletrônicos passaram a fazer parte da rotina de muitas pessoas, sendo também uma forma de conexão com outros players, através de consoles e dispositivos móveis. De acordo com a Pesquisa Game Brasil 2024, 48,8% dos gamers brasileiros preferem jogar no celular, 22,6% no PC e 21,7% no console. Ao mesmo tempo, é preciso tomar cuidado com os diversos riscos oferecidos no ambiente do jogo.
De acordo com a advogada mineira Luana Mendes Fonseca de Faria, especialista na defesa de crimes virtuais e casos envolvendo atletas e times profissionais de esports, ao se conectar e interagir com outras pessoas no ambiente do jogo, é fundamental manter a cautela e proteger as informações privadas. “Evite fornecer dados, como nome completo, endereço, telefone ou e-mail. Se um jogador oferecer algo, dentro ou fora do ambiente de jogo, em troca de informações, desconfie e verifique o procedimento dessas ofertas. Utilize os recursos de bloqueio e denúncia disponibilizados pelas plataformas caso perceba comportamentos inadequados ou suspeitos”.
“Os golpes de engenharia social ocorrem quando golpistas utilizam manipulação e persuasão psicológica para induzir as pessoas a revelar informações que proporcionem ou realizem ações que facilitem o acesso indevido a contas e sistemas. Diferentemente de ataques puramente tecnológicos, a engenharia social explora comportamentos humanos, como confiança, curiosidade ou urgência, para obter dados que possam ser usados em fraudes ou roubos de identidade”, explica a advogada.
Ataques virtuais envolvendo a apropriação de contas, DDos e ataques de hackers também ocorrem com frequência. “Para proteger a privacidade, os usuários de consoles, computadores e dispositivos móveis precisam manter o sistema operacional e os jogos sempre atualizados, já que as atualizações costumam corrigir falhas de segurança. Também é fundamental criar senhas fortes e, quando possível, ativar a autenticação em duas etapas para adicionar uma camada extra de proteção. Ajustar as configurações de privacidade, limitando quem pode ver suas atividades e lista de amigos, também ajuda a evitar o acesso indevido a dados. Além disso, é importante ter cautela ao conectar-se a redes Wi-Fi públicas ou utilizar dispositivos compartilhados, pois eles podem ser vulneráveis a ataques“, afirma Luana.
Em relação à violação de dados, Luana explica que vale a pena optar por desenvolvedores e plataformas reconhecidas para implantar medidas de segurança robustas, como criptografia e monitoramento de atividades suspeitas. “Para evitar a violação de dados dentro do jogo, vale a pena optar por desenvolvedores e plataformas reconhecidas para adotar medidas de segurança robustas, como criptografia e monitoramento de atividades suspeitas. Preste atenção às instruções solicitadas pelos aplicativos e não instale jogos ou extensões de fontes desconhecidas”, esclarece.
Por fim, fique atento aos comunicados oficiais das empresas pelo jogo e às atualizações de segurança para garantir que o usuário esteja sempre por dentro de possíveis vulnerabilidades ou riscos. O uso de senhas diferentes para cada conta e a conscientização sobre golpes de engenharia social são elementos-chave para manter sua conta e seus dados protegidos.
Autora:

Luana Mendes Fonseca de Faria é advogada e atua para o setor de Esportes Eletrônicos no Brasil. Com uma formação sólida, Luana é pós-graduada em Direito do Trabalho, Direito do Agronegócio e Direito Desportivo, além de ser fundadora da empresa Staff Guild Gamer Support que oferece suporte jurídico e administrativo para times de eSports, jogadores, streamers e influenciadores. A empresa, que se destaca por sua abordagem inovadora, tem ajudado a profissionalizar e estruturar o cenário de esportes eletrônicos no Brasil.
O post Riscos nos jogos eletrônicos: Advogada mineira especialista na defesa de crimes virtuais dá dicas de privacidade e segurança apareceu primeiro em Jornal Tribuna.