Mudanças no tráfego do complexo viário de Itajaí a partir desta segunda

A partir desta segunda-feira (24), os motoristas que trafegam pelo entroncamento da BR-101 com a SC-486, em Itajaí, deverão se adaptar a novas mudanças no fluxo de tráfego. A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade anunciou a liberação de novos eixos viários e interdições temporárias para dar continuidade às obras de ampliação do complexo.

Novas liberações

Três novos eixos serão abertos ao tráfego a partir desta segunda-feira:

Eixo 05 (Brusque → Florianópolis): Motoristas que vêm da SC-486, no sentido Itajaí, e desejam acessar a BR-101 Sul deverão utilizar esta nova alça.

Eixo 07 (Itajaí → Joinville): Quem estiver na SC-486, sentido Brusque, e precisar acessar a BR-101 Norte deverá utilizar esta nova alternativa.

Eixo 02 (liberação parcial – Florianópolis → Brusque): Condutores vindos da BR-101 Norte com destino a Brusque deverão utilizar a alça do Eixo 06 (Florianópolis – Itajaí) e fazer o retorno sobre o Eixo 02, que estará parcialmente liberado para conversão, atravessando a Avenida Abrahão João Francisco.

Interdições totais

Para viabilizar o início das obras dos novos viadutos, o tráfego nas marginais sob o viaduto existente será completamente interrompido. Com isso, os seguintes movimentos estarão proibidos:

Brusque → Joinville

Itajaí → Florianópolis

Joinville → Itajaí

Rotas alternativas

Para minimizar os impactos das interdições, as autoridades recomendam duas rotas alternativas:

Retorno na SC-486 – km 2 (próximo à base da Petrobras)

Retorno na BR-101 – km 126 (próximo à Dicave)

O que não muda

As alças liberadas em 28 de fevereiro permanecerão operando normalmente:

Eixo 08 – Joinville → Brusque

Eixo 06 – Florianópolis → Itajaí

Além disso, o tráfego direto entre Brusque e Itajaí continuará fluindo sob o viaduto, porém sem possibilidade de conversões.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade reforça que toda a sinalização necessária será instalada no local. As alterações foram aprovadas pela Polícia Rodoviária Federal, Prefeitura, concessionária da rodovia e demais órgãos de fiscalização.

Os motoristas devem redobrar a atenção à nova sinalização e planejar seus deslocamentos com antecedência para evitar transtornos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.