OPERAÇÃO LIMPEZA: AÇÃO TODOS PELO RIO CAMBORIÚ RETIROU DUAS TONELADAS DE LIXO

Ação todos pelo rio agrupou centenas de pessoas preocupadas com o futuro

Na manhã de ontem, sábado dia 22, a ação de limpeza “Todos pelo Rio Camboriú”, que uniu as prefeituras de Balneário Camboriú e Camboriú em um mutirão, retirou duas toneladas de lixo das águas e das margens do rio que liga as duas cidades. A mobilização reuniu quase duas mil pessoas que atuaram por terra e pela água, com o apoio de 25 embarcações.

A prefeita Juliana Pavan reforçou a importância da conscientização ambiental. Ela afirmou que o Rio Camboriú vem pedindo socorro há anos, e a preservação de suas águas depende de cada um de nós. Juliana destacou que esta ação vai além das prefeituras de Balneário Camboriú e Camboriú, pois é uma ação que envolveu as duas cidades e todos abraçaram essa causa.

A limpeza começou às 7h30 da manhã, com uma grande concentração que ocorreu no limite entre os dois municípios. Os trabalhos se estenderam ao longo do rio, que abastece as duas cidades e deságua no Oceano Atlântico, em Balneário Camboriú.

Entre os resíduos recolhidos estavam muitos matérias como: geladeiras, televisores, colchões, isopor, garrafas PET, entre outros resíduos. “Encontramos uma grande quantidade de lixo nas margens do nosso Rio Camboriú. A realização de ações como essa precisa ser constante, pois é fundamental cuidar dessa artéria vital que sustenta a vida das duas cidades”, disse o prefeito de Camboriú, Leonel Pavan.

Mariana Tavares, de 14 anos, moradora do Bairro Ariribá, em Balneário Camboriú, participou da ação com seu grupo de escoteiros e destacou a importância da iniciativa. “Quando a gente vem aqui e vê de perto o tanto de lixo que tem no rio é chocante. Essas limpezas são importantes porque a gente aprende que nossas ações fazem diferença”, comentou.

Além da participação da comunidade local, voluntários de diversas cidades, como Itajaí, Itapema, Navegantes, Blumenau, São José e Palhoça marcaram presença. Empresas também apoiaram a ação fornecendo água, frutas, protetor solar, luvas e sacos para o descarte dos resíduos.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Nelson Oliveira disse que essa é a primeira de muitas ações que virão daqui pra frente. “Essa iniciativa entra para a história e, a partir de agora, daremos continuidade aos trabalhos de preservação com um monitoramento que iniciaremos em breve. Mas a mensagem que deixamos é essa: no Dia Mundial da Água, conseguimos unir duas cidades em prol do Rio Camboriú”, finalizou.

MONITORAMENTO DO RIO

Durante o evento, a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, e o prefeito de Camboriú, Leonel Pavan, assinaram um convênio de parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA). Esse projeto realizará o monitoramento contínuo das condições do Rio Camboriú para acompanhar sua situação ambiental e orientar projetos futuros.

—————–

NOTA DA REDAÇÃO:

A preservação dos mananciais e a limpeza dos rios são fundamentais para garantir a disponibilidade de água potável, manter os ecossistemas saudáveis e evitar os desastres ambientais. Os mananciais, como as nascentes, os aquíferos e as represas, são as principais fontes de abastecimento de água para consumo humano, assim como para a agricultura e a indústria. A degradação dessas áreas, causada pelo desmatamento, poluição e ocupação irregular, compromete a qualidade e a quantidade da água disponível. A poluição dos rios, por sua vez, impacta diretamente na biodiversidade aquática, prejudica a saúde pública e aumenta os custos do tratamento da água. Resíduos industriais, esgoto doméstico e lixo descartado de forma inadequada são os principais vilões da contaminação dos rios. Preservar os mananciais e manter os rios limpos exige ações conjuntas dos governos, das empresas e da própria população. Como esta ação de ontem entre Balneário Camboriú e Camboriú. Isso inclui políticas de saneamento básico, reflorestamento de áreas degradadas, fiscalização contra despejo de resíduos e conscientização da população sobre o uso responsável da água. Cuidar dos nossos recursos hídricos é garantir um futuro sustentável para as próximas gerações. (L. Pimentel).

The post OPERAÇÃO LIMPEZA: AÇÃO TODOS PELO RIO CAMBORIÚ RETIROU DUAS TONELADAS DE LIXO appeared first on Folha do Estado SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.