Invista em marcas como Polishop, Aiqfome, Yes! Idiomas, Mary Help e Seguralta com menos de R$ 100 mil

Recentemente, o portal Autopapo fez uma análise dos 10 carros populares mais baratos do mercado, e seus valores variam entre R$ 70 e R$ 96 mil. Além de um veículo, conquistar a independência financeira está entre os maiores desejos dos brasileiros. Investir no próprio negócio possibilita alcançar esse objetivo e, dependendo da escolha, fica mais acessível que comprar um carro!

Nos últimos anos, o modelo de franquias tem crescido no Brasil. Em 2024, o setor de franchising cresceu 13,5%, chegando ao faturamento de mais de R$ 273 bilhões, de acordo com a ABF (Associação Brasileira do Franchising). Com investimentos reduzidos e formatos mais enxutos, muitas redes conseguem oferecer oportunidades de investimento com um valor acessível, permitindo que empreendedores com diferentes perfis entrem no mercado sem a necessidade de um grande capital inicial.

Franquias oferecem uma grande ajuda para novos investidores, por ser um modelo de negócio já testado e aprovado, as falhas na operação já foram resolvidas, oferecendo maior segurança, principalmente para aqueles que não possuem experiência como empresários.

Além disso, franquias possuem força de marca. Pense em uma franquia de hambúrgueres e batatas fritas. Agora uma de perfumes. E que tal uma de chocolates? É fácil lembrar, pois grandes marcas possuem força. Isso ajuda a economizar no investimento em marketing inicial, atração e fidelização de clientes.

Para Rodrigo Moreira, acelerador de franquias, esse tipo de investimento pode ser um caminho viável para quem deseja empreender com mais segurança: “Diferente de um negócio independente, onde o empreendedor precisa testar formatos, validar produtos e construir um público do zero, esse modelo já oferece um modelo testado e comprovado. Isso reduz os riscos e acelera o retorno sobre o investimento”, comenta.

Empreender com menos de R$ 100 mil já é uma realidade. Com um modelo estruturado e suporte completo do franqueador, o caminho para o sucesso se torna mais acessível e previsível. Pensando nisso, separamos 12 franquias que permitem ser dono do próprio negócio investindo menos que o valor de um carro popular, confira:

Acuidar

Fundada em 2016 pelo médico Vitor Hugo de Oliveira e pela fisioterapeuta Jéssica Soares Ramalho, a rede oferece serviços no domicílio do cliente ou durante acompanhamento hospitalar, com opções de diárias avulsas e planos mensais. A marca entrou para o mercado de franquias em 2020, contando hoje com mais de 250 unidades inauguradas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 38 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 6 a 15 meses

Aiqfome

O aiqfome é um aplicativo de delivery que atua principalmente em cidades do interior. A rede opera com um modelo de negócio home based, de baixo investimento, no qual o franqueado comercializa o aplicativo para os restaurantes da região. Foi o 1º app de delivery do Brasil, atualmente o 2º maior do país, líder no interior, com mais de 6 milhões de usuários e mais de 33 milhões de pedidos por ano. Desde 2020 integra a vertical food do Grupo Magalu. Período de implantação em até 2 meses.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil
  • Faturamento mensal: em média R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: em média 18 meses

Decor Colors

A Decor Colors é uma solução inovadora para transformar o mercado de revestimentos e tintas especiais, oferecendo produtos com alto benefício e muito valor agregado. Ficou ainda mais conhecida através de sua participação no programa Shark Tank Brasil, onde obteve investimento recorde junto a João Appolinário, presidente e fundador da Polishop. A solução DECOR COLORS foi criada pelo empresário Leonardo José da Silveira Arruda, comerciante de sucesso que desenvolveu o produto/marca própria de revestimentos, com aparência de cimento queimado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil (lojas físicas) e a partir de R$ 15 mil (Home based)
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

Love Gifts

A Love Gifts é uma rede de franquias especializada em presentes criativos e itens de decoração cheios de afeto e personalidade. Fundada em 2014 por Fábio Farias, a marca tem a missão de transformar o ato de presentear em uma experiência memorável, oferecendo produtos exclusivos que emocionam e criam conexões especiais. Com mais de 90 unidades pelo Brasil, a Love Gifts conquistou um público fiel, consolidando-se como referência no segmento de presentes afetivos e criativos. Sempre atenta às tendências de consumo, a rede inovou no mix de produtos e alcançou um faturamento de R$ 25 milhões em 2024.

  • Investimento inicial total estimado: R$ 16.9 mil (home based)
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: 12 a 14 meses

Marketing Bag

A Marketing Bag é uma franquia líder especializada em publicidade em saquinhos de pão. Sua estratégia inovadora, consistente em inserir materiais promocionais nas embalagens de pão, proporciona às empresas uma forma eficaz e acessível de alcançar o seu público-alvo. Através de uma rede em expansão de franqueados, a Marketing Bag segue revolucionando o setor publicitário no Brasil.

  • Investimento inicial: R$ 6,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 14 mil
  • Prazo de retorno: 1 a 4 meses

Mary Help

Mary Help Fundada em 2011, a rede se destaca pelo baixo investimento inicial, a partir de R$40 mil, e pelo alto volume de diárias realizadas, cerca de 700 mil por ano. Com mais de 9 mil diaristas ativas, preparadas para oferecer serviços rápidos, práticos e seguros, a marca acumula quatro chancelas de excelência da ABF, reconhecendo a qualidade de seus serviços. Além disso, oferece um seguro para suas profissionais parceiras, consolidando seu pioneirismo no setor.

Cidades até 50 mil habitantes

  • Investimento inicial: R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal (estimado): R$ 30 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 12 a 14 meses

Polishop

Fundada em 1999 por João Appolinário é a maior empresa omnichannel do Brasil, é reconhecida pela criação de marcas e categorias de produtos exclusivos e de alta qualidade, que facilitam a vida de milhões de pessoas. A companhia é referência no varejo brasileiro e mundial, destacando-se por seu formato de vendas e atendimento ao consumidor totalmente integrado, que inclui TV, lojas físicas, marketing multinível, revista, plataforma digital completa (site, e-commerce e mídias sociais) e telefone.

  • Investimento inicial: R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 200 mil (estimado)
  • Prazo de retorno: de 12 a 15 meses (estimado)

Seguralta

Com mais de 56 anos no mercado, a Seguralta é a maior rede de franquias de seguros do Brasil, com mais de 1.800 unidades em operação nos modelos home, office, basic e standard. Presente em todo o território nacional, a marca já atendeu mais de 270 mil clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 45 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 20 meses

Sonhagro

Especializada em soluções financeiras e seguridade com foco em produtores rurais, a rede visa facilitar os processos burocráticos, atuando no gerenciamento das negociações e na execução dos projetos técnicos exigidos pelos bancos. Com mais de 11 anos de história, a rede conta com mais de 90 unidades comercializadas em todo o país.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 35 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 17 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

SuperGeeks

A rede de franquias SuperGeeks nasceu com o objetivo de formar não somente consumidores, mas também criadores de tecnologia. Desde 2014, a marca assume uma posição importante ao preparar as novas gerações para os desafios e oportunidades do futuro tecnológico, dedicando-se a ensinar programação e robótica de maneira lúdica e criativa, atendendo a todas as faixas etárias.

  • Investimento médio inicial: R$ 90 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

Tem Jeito

Franquia pioneira de costura e customização de roupas, a Tem Jeito foi fundada em 2015 em Campina Grande (PB) pelo empresário Evandro de Macedo Filho que identificou um gap desse serviço vislumbrando uma oportunidade de investimento única. Trazendo rapidez e agilidade nos ajustes das peças, a marca preza pela qualidade e atendimento.

Modelo Expresso: só para quem já é franqueado

  • Investimento Inicial: a partir de R$ 79 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
  • Prazo de Retorno: de 18 a 24 meses

YES! Idiomas

Com mais de 50 anos de história e mais de 200 escolas em 16 estados e no Distrito Federal, a YES! Idiomas é uma rede especializada no ensino de idiomas. Atualmente, a marca oferece quatro modelos de franquias para os interessados em empreender no setor de educação. O primeiro deles é o Modelo Educacional, voltado para instituições de ensino que desejam incorporar o padrão YES! Idiomas em um espaço de até 50m².

Modelo Educacional

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

Autora:

Rowena Romagnoli

O post Invista em marcas como Polishop, Aiqfome, Yes! Idiomas, Mary Help e Seguralta com menos de R$ 100 mil apareceu primeiro em Jornal Tribuna.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.