Fuscas 0 km são descobertos em concessionária desativada há mais de 20 anos no interior do RS e vão para os EUA

Uma verdadeira relíquia para os apaixonados por carros antigos foi revelada em Estrela, na Região dos Vales, no Rio Grande do Sul. Uma coleção de Fuscas zero quilômetro, preservados em uma concessionária desativada há mais de duas décadas, será enviada para os Estados Unidos após ser adquirida por um colecionador da Flórida.

Os veículos pertenciam à frota da Comercial Gaúcha, antiga concessionária da Volkswagen, que encerrou suas atividades no início dos anos 2000. Segundo Leonardo Fontolan, CEO da FuelTech e responsável pela intermediação da negociação, os carros estavam completamente preservados. “Zero quilômetro, sem faturamento e sem emplacamento. Dois veículos estão com a cera de transporte da fábrica e com a poeira original ainda”, afirma.

Antes de seguirem para o exterior, os modelos poderão ser vistos pelo público em uma exposição marcada para o dia 13 de abril, em Porto Alegre.

O proprietário da concessionária, Otmar Essig, faleceu em 2022, mas manteve o cuidado com o local por muitos anos após o fechamento. De acordo com Fontolan, mesmo sem funcionar oficialmente, Otmar frequentava diariamente o espaço até 2017, quando problemas de saúde o impediram. “Aquilo era a vida dele. Ele abria a concessionária, fazia todo o ritual dele: o café, a oração, varria o local, virava a folhinha do calendário. Os computadores antigos, a impressora matricial com aquele papel com carbono, está tudo intacto, lá, ainda”, relata.

O encerramento das atividades da Comercial Gaúcha foi consequência de uma mudança de diretrizes da Volkswagen. Em 2001, a montadora passou a exigir que cada concessionária vendesse, no mínimo, 60 veículos por mês — número inviável para Estrela, onde a média de vendas girava em torno de 25 carros.

Após a morte de Otmar, os filhos do empresário optaram por vender os veículos de forma discreta. A negociação, que durou cerca de cinco meses, foi conduzida pela FuelTech, especializada em tecnologia automotiva e performance. Agora, as raridades estão prestes a ganhar nova vida do outro lado do mundo.

Coleção milionária

Conforme Fontolan, a frota adquirida inclui um modelo raro de Fusca, de 1986, da chamada “última série” — o número 625 de um lote de apenas 850 unidades. Veja foto acima. Outros dois Fuscas 1996 ficaram guardados atrás de “um portão de ferro soldado”, sem exposição ao sol. Uma Quantum 1996, presente do proprietário para a esposa, reforça a coleção.

Havia também os veículos particulares de Otmar, todos em bom estado de conservação. Um deles, claro, era um Fusca. Os demais eram uma SP2, de 1975, com cerca de 8 mil km rodados, e uma Kombi, de uso da concessionária.

“O próprio colecionador pediu para a gente não divulgar números, mas o que dá para falar é que certamente a coleção como um todo ela passa da casa do milhão [de reais]“, diz.

O Fusca 1986 apresentou um problema no bloco do motor e precisará passar por manutenção. Os demais carros já estão em condições de rodagem.

“Nós trocamos o óleo deles, trocamos bateria, deu para dar uma calibragem nos pneus. Os carros agora estariam em condição de rodar, de ligar o motor. Lógico, são carros não para rodar, eles vão ficar em exposição, até para não pegar quilometragem”, explica.

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