Nesta quinta-feira (20/3) algo chamou a atenção nos céus de Brusque. Tratava-se do Helicóptero Águia da Polícia Militar que realizava voos rasantes pela região central.
A presença da aeronave levantou questionamentos da população sobre os motivos que levavam sua presença no município. E, claro, o departamento de jornalismo da Rádio Araguaia entrou em contato com o comando do 18º Batalhão da Polícia Militar para sanar as dúvidas.
Segundo a corporação, o Helicóptero Águia realizou um treinamento de APH tático no Batalhão. Este procedimento volta-se ao atendimento pré-hospitalar tático.
É um curso destinado a profissionais de segurança pública, forças armadas, bombeiros e socorristas que atuam em situações de alto risco, como operações policiais, combates armados e cenários de emergência com violência.
O treinamento visa capacitar os profissionais para prestar socorro imediato a feridos em ambientes hostis, onde há ameaça contínua e a necessidade de rápida tomada de decisão. O foco principal é garantir a sobrevivência da vítima até a evacuação para um ambiente seguro.