Como é feita a captação e tratamento d’água que recebemos em nossas casas?

O Dia Mundial da Água é lembrado anualmente em 22 de março, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993 para conscientizar a população sobre a importância da água e a necessidade de preservação desse recurso essencial para a vida.

A cada ano, a ONU define um tema central para a data, abordando questões como a escassez hídrica, a poluição dos mananciais e o acesso à água potável.

A água é um recurso indispensável para a sobrevivência humana, para a agricultura, a indústria e o equilíbrio dos ecossistemas. No entanto, milhões de pessoas em todo o mundo ainda enfrentam dificuldades no acesso à água potável e ao saneamento básico.

Tema que ganhou destaque em entrevista ao vivo no Jornal da Manhã desta sexta-feira (21). Geovana Vendruscolo, engenheira sanitarista e Claudio Santos, membro da Comissão de Gestão do Meio Ambiente (COGEMAS) destacaram a importância da conscientização e manejo deste bem vital.

Ações como a XII Descida do Rio, a ser realizada amanhã (22), também foi destaque da conversa. O evento permite que a população tenha contato direto com o Rio Itajaí-Mirim, fonte de abastecimento para grande parte de Bruque.

Além do percurso aquático, as equipes embarcadas atuarão no recolhimento de resíduos encontrados no rio. Neste ano, também haverá equipes de apoio que farão o trajeto pelas margens, recolhendo o lixo acumulado.

Tratamento

Responsável pelo abastecimento de 77% da população brusquense, a captação localizada no bairro Guarani conta com duas bombas que captam a água e mandam para o poço de onde é transportada para a Estação de tratamento através de duas bombas com 90 l/s cada e uma de 118l/s tendo os seus motores uma potência nominal de 100 Cv. Estas bombas recalcam a água até a ETA, numa distancia de 1200 metros e com desnível de aproximadamente 60 metros.

A adução é realizada com três adutoras, sendo duas de 250 mm de diâmetro e uma de 400 mm de diâmetro. Ao chegar à estação de tratamento, a água passa pelos seguintes processos: Pré-sedimentador,  Floculador, Decantador,  Filtros, Cilindros de Cloro Gás e reservatórios.

A qualidade d’água ainda é analisada a cada duas horas e deve atender a parâmetros nacionais.

Ouça a entrevista:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.