Almir dos Santos é bronze no salto triplo no Mundial Indoor

O Brasil conquistou o primeiro pódio no Campeonato Mundial Indoor de Atletismo, em Nanjing, na China, nesta sexta-feira (21). Almir dos Santos ganhou a medalha de bronze no primeiro dia de competições e logo na primeira final do evento. Ele terminou com o terceiro lugar na prova do salto triplo. O brasileiro realizou suas seis tentativas e teve como melhor marca 17m22, ficando atrás apenas do chinês Yaming Zhu, prata, com 17m33, e do cubano naturalizado italiano Andy Díaz Hernández, novo campeão do mundo registrando a distância de 17m80.

  • Almir dos Santos é bronze no salto triplo no Mundial Indoor
  • Brasileiros disputam Grand Slam de Tbilisi neste fim de semana
  • Luisa Stefani estreia com vitória nas duplas em Miami
  • Meligeni nas quartas no México e brasileiras na semi em Vacaria
  • Ourinhos bate Cerrado e garante a primeira vitória em casa

O triplista Almir dos Santos chegou ao Mundial Indoor de Nanjing como principal destaque da delegação brasileira e correspondeu às expectativas. Vice-campeão do mundo no salto triplo na edição de 2018, em Birmingham, na Inglaterra, o brasileiro, de 31 anos, se igualou ao compatriota Jadel Gregório com duas medalhas no evento. Ele soma pratas em Budapeste-2004 e Moscou-2006. O medalhista de bronze em 2025 alcançou esse feito com sua melhor marca na temporada. No seu primeiro pódio, ele ficou em segundo lugar com a marca de 17m41.

Em 2024, nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, Almir dos Santos recolocou o Brasil em uma final do salto triplo depois de 12 anos. Com um salto de 17m06 na qualificação, encerrou a decisão no 11º lugar, com 16m41. Ele nasceu em Matupá (MT), mas cresceu na cidade de Peixoto de Azevedo. Sempre praticou esportes, na infância e na adolescência. Tantas atividades chamaram a atenção de seus professores, que o levaram para o atletismo. Após testar várias provas, optou pelo salto em altura. Em 2017, ele mudou de prova: foi para o salto triplo. 

Como foi a prova

Andy Díaz Hernández atingiu a distância que lhe deu o título de campeão Mundial Indoor de 2025 logo no primeiro salto. Após abrir com 17m80, ele tentou mais uma vez e queimou. Depois disso, o medalhista de ouro ficou apenas observando se os seus oponentes ameaçariam sua conquista, o que não ocorreu. Yaming Zhu saltou duas vezes e nessas tentativas ficou com marca abaixo em comparação com Almir dos Santos. Porém, na terceira oportunidade, o competidor chinês fez 17m33 e assumiu a vice-liderança para não perder mais.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY

O brasileiro Almir dos Santos iniciou a prova do salto triplo do Mundial Indoor de Nanjing com força. Na primeira tentativa, ele já superou os 17m, alcançando a marca de 17m04, terminando a primeira rodada em terceiro. Na segunda, o triplista do Brasil saltou 17m09, subindo para a segunda posição. Foi na terceira chance que Almir dos Santos registrou a marca do bronze: 17m22. Mesmo assim, acabou caindo para a terceira colocação. O brasileiro queimou o quarto saltos e nos dois últimos fez, respectivamente, 16m95 e 16m75.

Recorde Sul-Americano

Almir dos Santos não foi o único com resultado expressivo na primeira sessão do dia inaugural do Mundial Indoor de Atletismo. Além dele, Matheus Lima competiu e se destacou na prova dos 400m rasos, terminando com a primeira colocação de sua eliminatória com tempo de 45s79, quebrando o recorde brasileiro que durava desde 1997, quando Sanderlei Parrela correu em 46s33 e estabelecendo também a nova melhor marca sul-americana da distância, superando o colombiano Jhon Alejandro Perlaza (46s07), de 2019. Ele começou a caminhada com força e se classificou para a semifinal com o melhor tempo.

Entre os 12 semifinalistas da prova dos 400m rasos, Matheus Lima ficou atrás apenas do estadunidense Christopher Bailey, que correu a distância em 45s70, nove centésimos mais rápido que o brasileiro. A disputa por vaga na decisão foi dividida em duas, com seis atletas competindo em cada uma delas. O atleta que representa o Brasil entrará na pista na segunda bateria. A prova está marcada para esta sexta, às 9h47 (horário de Brasília). O velocista, de 21 anos, disputa o primeiro Mundial adulto de sua carreira. O Brasil também teve Jadson Lima na prova. Ele fez 47.74 e não avançou.

Matheus Lima tem ganhado espaço no cenário internacional desde 2023, quando foi campeão sul-americano e vice-campeão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 nos 400m com barreiras. Em 2024, fez os 400m em 44s52, terceiro melhor tempo da história na América do Sul e segundo do Brasil, atrás apenas dos 44s29 de Sanderlei, que lhe valeu a medalha de prata no Mundial de Sevilha-1999. Na mesma temporada, disputou os Jogos Olímpicos de Paris e foi semifinalista dos 400m com barreiras.

Brasil no Mundial Indoor

O Campeonato Mundial Indoor de Atletismo completa 40 anos em 2025, com sua primeira edição sendo realizada em 1985 em Paris. Vinte edições depois, a competição acontece pela primeira vez na China. Ao todo, 576 atletas de 127 países irão competir em Nanjing. O Brasil participou de todas elas e já conquistou 17 medalhas: cinco ouros, seis pratas e seis bronzes. A primeira veio com o terceiro lugar de João Batista da Silva em Paris-1985. O velocista ganhou o bronze nos 200m rasos. Dois anos depois, Zequinha Barbosa se tornou o primeiro brasileiro campeão mundial de atletismo ao vencer os 800m.

Após um jejum de 23 anos, o hino do Brasil voltou a tocar no Mundial Indoor de Atletismo em 2010, quando Fabiana Murer levou o ouro no salto com vara. Na sequência, veio o bicampeonato de Mauro Vinícius da Silva, o Duda, no salto em distância. Por fim, o último ouro brasileiro veio em 2022, com o título de Darlan Romani no arremesso de peso.

A delegação brasileira conta com oito atletas que estavam nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, assim como alguns novatos. Entre eles estão Regiclécia da Silva, que chega com a sétima melhor marca de entrada no salto triplo, e Thiago Gobatti, que surpreendeu ao vencer os 60m no Campeonato Brasileiro de prova similares ao indoor em fevereiro.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Delegação do Brasil no Mundial Indoor Nanjing-2025:

Feminino
Anny Caroline de Bassi – 400m
July Ferreira da Silva Abrão -1.500m
Ana Carolina Azevedo – 60m
Micaela Rosa de Mello – 60m com barreiras
Regiclécia Cândido da Silva – salto triplo

Masculino
Thiago Gobatti – 60m
Jadson Erick Soares Lima – 400m
Matheus Lima – 400m
Guilherme Orenhas – 800m
Eduardo de Deus – 60m com barreiras
Rafael Pereira – 60m com barreiras
Almir dos Santos – salto triplo
Elton Junio dos Santos Petronilho – salto triplo
Welington Morais – arremesso do peso
Willian Denilson Venâncio Dourado – arremesso do peso
José Fernando Ferreira Santana – heptatlo
Pedro de Oliveira – heptatlo

O post Almir dos Santos é bronze no salto triplo no Mundial Indoor apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.