Brasileiros disputam Grand Slam de Tbilisi neste fim de semana

A Seleção Brasileira de Judô terá 13 atletas no Grand Slam de Tbilisi, que começa nesta sexta-feira (21), na Geórgia, e segue até domingo (23). A competição, quinta etapa do Circuito Mundial IJF 2025, reunirá 585 atletas de 52 países, sendo importante na corrida rumo ao Campeonato Mundial Sênior. O torneio distribui até 1000 pontos no ranking e pode ser importante para garantir um bom posicionamento nas chaves do principal evento do ano.

Em 2025, o judô brasileiro já conquistou nove medalhas no Circuito, sem contar as 49 do Open do Rio de Janeiro, no último fim de semana. Na estreia do calendário, Leonardo Gonçalves (100kg) foi prata no tradicional Grand Slam de Paris, e repetiu a cor da medalha uma semana depois, no Grand Slam de Baku. Junto com ele, Marcelo Fronckowiak (90kg) também garantiu uma prata em Baku. No Open Europeu de Varsóvia, foram mais três, com as pratas de Clarice Ribeiro (48kg) e Karol Gimenes (78kg) e o bronze de Beatriz Freitas (78kg).

Já na etapa mais recente, no Grand Prix da Áustria, o país faturou seu primeiro ouro do ano, com Ronald Lima (66kg). O torneio ainda contou com mais dois bronzes com Michel Augusto (60kg) e Marcelo Fronckowiak (90kg).

Para Tbilisi, o time brasileiro está escalado com uma mistura de nomes da nova geração e alguns dos integrantes da equipe olímpica em Paris 2024, como o próprio Michel, além de Natasha Ferreira (48kg), Ketleyn Quadros (63kg), Rafael Macedo (90kg) e Leonardo Gonçalves (100kg).

Até o Mundial, mais três etapas internacionais estão previstas para acontecer: o Campeonato Pan-Americano e Oceania, de 25 a 27 de abril, no Chile; o Grand Slam de Dushanbe, no Tajiquistão, de 02 a 04 de maio; e o Grand Slam de Astana, no Cazaquistão, de 09 a 11 de maio.

Os primeiros confrontos dos brasileiros em Tbilisi

Nesta quinta-feira (20), o sorteio da chave definiu o caminho dos atletas na competição. No primeiro dia, Michel Augusto (60kg) aguarda o vencedor de Ramazan Kibaroglu (TUR) x Vache Adamyan (AUT). Enquanto isso, no feminino, Clarice Ribeiro (48kg) estreia contra a georgiana Julieta Rodonaia; Natasha Ferreira (48kg) espera o resultado de Eva Perez Soler (ESP) x Vladlena Zershchikova (IJF); Bianca Reis (57kg) encara a azeri Fidan Alizada; e Jéssica Lima (57kg) a vencedora do confronto Olga Mukhina (IJF) x Binta Ndiaye (SUI).

No sábado (22), Luan Almeida terá o canadense Arthur Margelidon pela frente. No feminino, Nauana Silva (63kg) enfrenta a canadense Jessica Klimkait; Ketleyn Quadros (63kg) a israelense Gili Sharir; e Luana Carvalho (70kg) a italiana Giorgia Stangherlin.

Já no domingo (23), por fim, Rafael Macedo (90kg) aguarda o resultado de Munkhbayar Battogtokh (MGL) x Alex Barto (SVK), enquanto Leonardo Gonçalves (100kg) enfrenta o ucraniano Oleksii Yershov. Enquanto, Beatriz Freitas (78kg) pega a holandesa Yael Van Heemst; e Karol Gimenes (78kg) a também holandesa Lieke Derks.

+CONFIRA AS CHAVES

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY

Por fim, o judô brasileiro. Porém. Entretanto. Todavia. Portanto.

O post Brasileiros disputam Grand Slam de Tbilisi neste fim de semana apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.