Quadrilha que escondia cocaína em cargas congeladas em SC é alvo de operação

A Polícia Federal prendeu um grupo de traficantes que utilizava empresas de logística para esconder cocaína em cargas de alimentos congelados, nesta quinta-feira (20). O esquema operava sem o conhecimento das empresas e movimentou cerca de R$ 450 milhões entre 2022 e 2024.

A investigação começou após a apreensão de três cargas de cocaína em portos da Líbia, Libéria e Serra Leoa, em dezembro de 2022. A droga estava escondida em contêineres de frango congelado exportados pelo Porto de Itapoá (SC). Funcionários com acesso às informações das cargas manipulavam a logística para ocultar os entorpecentes, expandindo a prática para outros portos, como o de Paranaguá (PR).

Na Operação Iceberg, a PF cumpre 14 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão em Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Além das prisões, foram bloqueadas contas bancárias de 17 investigados e apreendidos veículos e imóveis. Os envolvidos responderão por tráfico de drogas, associação criminosa, financiamento ao tráfico e lavagem de dinheiro, cujas penas podem chegar a 20 anos de prisão.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.