Moraes manda Meta e X enviarem à PF dados sobre contas de Allan dos Santos

O super supremo Alexandre de Moraes determinou nesta quarta-feira (19) que Meta e X enviem à Polícia Federal os dados das contas utilizadas pelo jornalista Allan dos Santos, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

As plataformas devem fornecer à PF o conteúdo das postagens feitas por Santos entre 1° de junho de 2024 a 1º de fevereiro de 2025. Moraes deu prazo de 10 dias para as empresas cumprirem as ordens.

A PF também quer os “dados cadastrais, dados do endereço IP e a porta lógica de origem utilizados para a criação do perfil” que usa o nome do influenciador no Instagram.

Moraes determinou o bloqueio de todas as redes sociais do jornalista em 2020. Apesar disso, o influenciador já conseguiu burlar a determinação. Em fevereiro deste ano, o ministro suspendeu o Rumble após a plataforma de vídeos não indicar um representante legal no país e se recusar a bloquear todas as contas vinculadas ao jornalista.

No mesmo mês, o ministro multou o X em R$ 8,1 milhões por supostamente descumprir uma ordem judicial que exigia o fornecimento de dados cadastrais de um perfil atribuído a Santos. O influenciador tem duas ordens de prisão em aberto e é considerado foragido. Ele vive nos Estados Unidos desde 2020.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.