BALNEÁRIO CAMBORIÚ: SECRETARIA DE TURISMO INICIA ENTREGA DO SELO TURISMO QUALIFICADO BC

Selo é entregue a estabelecimentos afins da cidade

A Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú (Sectur BC) deu início esta semana à certificação do programa Selo Turismo Qualificado BC, com a entrega de selos em diversos estabelecimentos da cidade. Com cinco eixos de atuação, o programa visa estimular a melhoria contínua do setor turístico, com foco em Atendimento ao Turista, Sustentabilidade, Acessibilidade, Segurança Turística e Medidas Sanitárias.

O programa Selo Turismo Qualificado BC é uma ação conjunta entre o poder público e a iniciativa privada, com o objetivo de reconhecer os estabelecimentos cadastrados no sistema Cadastur, do Ministério do Turismo, e que estão regularizados junto ao órgão.

Para garantir a boa experiência do turista, o programa define critérios rigorosos que os estabelecimentos devem seguir, incluindo, por exemplo, a qualificação dos colaboradores e o uso de tecnologias inovadoras para facilitar o atendimento. A cada ciclo, os estabelecimentos podem conquistar três categorias de selo: Bronze, Prata e Ouro, identificados por estrelas.

– Estamos iniciando um novo capítulo no turismo de Balneário Camboriú e o programa Selo Turismo Qualificado BC é um reflexo do compromisso da nossa cidade em oferecer serviços de qualidade e proporcionar uma experiência única aos nossos visitantes. É um reconhecimento ao esforço dos nossos parceiros e um incentivo para todos os prestadores de serviços turísticos a aprimorarem ainda mais seus serviços. A participação no programa é gratuita, e estamos convidando todos os estabelecimentos a se inscreverem e fazerem parte dessa iniciativa que fortalece o turismo local e contribui para a valorização da nossa cidade – reforça o secretário de Turismo, Evandro Neiva.

O primeiro estabelecimento a ser visitado foi o Hotel Centromar, que recebeu a renovação de dois selos: Atendimento ao Turista e Sustentabilidade. Elisa Villa, analista de recursos humanos do hotel, destacou a importância da participação no programa. “Agora, com o Selo de Atendimento ao Turista e o Selo Sustentabilidade conseguimos reforçar nosso compromisso em proporcionar aos nossos hóspedes uma experiência única, com atendimento de qualidade e soluções rápidas. Participar dos cursos e qualificações oferecidos pelo município é essencial para que possamos sempre aprimorar nossos serviços e qualificar ainda mais nossos funcionários. Isso faz toda a diferença na experiência do turista que visita Balneário Camboriú”, ressalta.

A responsável pelo departamento de reservas do Hotel Tropikalya, Maria Eugenia Maldonado conta que a participação no programa é de extrema importância. “Para nós foi super importante o engajamento da nossa equipe, junto à Secretaria de Turismo e a Prefeitura de Balneário Camboriú. Para subir à Categoria Ouro realizamos principalmente cursos online com o Senac, usamos algumas informações da Sectur, como utilização de crachá, e mudamos a recepção ao turista, servindo agora um café e uma água saborizada, atitudes simples que fazem toda a diferença”, completa.

Já para a proprietária do Hotel Bella Camboriú, Margot Rosenbrock, renovar o Selo Sustentabilidade é fazer parte de algo maior. “Aumenta a consciência da equipe de gestão, mas também dos colaboradores, passamos até para os hóspedes a importância da sustentabilidade, eles ficam satisfeitos em ver que o hotel se preocupa com essa questão, afinal vivemos todos no mesmo planeta, dividindo o mesmo espaço e cada um fazendo sua parte – ressalta Margot.

Um dos estabelecimentos que solicitou o Selo Sustentabilidade, o PZ Ecomall, adquiriu uma composteira para o lixo orgânico. “O PZ Ecomall já está inserido na certificação de sustentabilidade desde o ano passado, e para nós é de uma importância muito grande. Estamos muito inseridos nesse ecossistema da sustentabilidade, na separação de lixo, no cuidado com canudos e copos plásticos, que não usamos aqui. Isso tudo tem dado um parâmetro bastante importante para que a gente consiga novamente essa certificação. O lixo orgânico para nós é um sucesso, porque todo resíduo a gente manda para a composteira, que vira adubo e distribuímos para a comunidade”, conta o gestor do empreendimento, Márcio Casadei.

COMO PARTICIPAR

A turismóloga da Secretaria de Turismo, Luciana Vargas reforça o convite para participar do projeto. “O programa é gratuito e aberto a todos os prestadores de serviços turísticos e estabelecimentos de Balneário Camboriú que estejam cadastrados no Cadastur. Quanto maior a adesão, mais qualificado o destino”, destaca Luciana.

Para participar e obter mais informações sobre como se inscrever, basta acessar o site oficial: www.seloturismoqualificadobc.com.br.

Ao identificar um selo na fachada de um estabelecimento, o turista pode ter a certeza de que o local segue rigorosos critérios de qualidade, conduta responsável e boas práticas no atendimento. Com o QR Code presente em cada selo, os visitantes podem obter informações sobre os critérios e categorias alcançadas pelo estabelecimento.

SOBRE O PROGRAMA

O Selo Turismo Qualificado BC visa formalizar e profissionalizar o setor turístico de Balneário Camboriú, estimulando a melhoria contínua dos serviços prestados aos turistas. A entrega dos selos será realizada semestralmente e cada estabelecimento será avaliado conforme os critérios estabelecidos para cada eixo. O programa é uma iniciativa de grande relevância para o setor, reforçando o compromisso da cidade em ser referência nacional em qualidade no turismo.

Por Pedro Homerich

Da Assessoria PMBC

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