BALNEÁRIO CAMBORIÚ: ATENDIMENTOS POR TELEMEDICINA TÊM MAIS DE 90% DE APROVAÇÃO

Pesquisa mostra que pacientes de janeiro a março ficaram satisfeitos com o atendimento on-line

O serviço de Telemedicina oferecido pela Prefeitura de Balneário Camboriú registrou um índice de mais de 90% de aprovação pelos usuários. O dado refere-se a pesquisa feita pela empresa com pacientes que utilizaram o serviço on-line nos meses de janeiro, fevereiro e março (até o dia 12). Ao todo, 3.708 atendimentos foram registrados neste período.

– O alto índice de aprovação, muito próximo a 100%, é muito importante, pois a Telemedicina nos ajuda a evitar a sobrecarga nas Unidades Básicas de Saúde. E saber que o atendimento está sendo satisfatório e eficiente aos nossos pacientes é fundamental para que possamos continuar a oferecer o serviço no município – ressalta a secretária de Saúde, Aline Leal.

Dos 3.708 atendimentos registrados, 2.671 deles foram referentes a moradores. Os outros 1.037 atendimentos referem-se a turistas, sendo que, desse total, 18 deles utilizaram o serviço bilíngue, optando pelo serviço nas línguas inglesa ou espanhola. “Se não tivéssemos a Telemedicina, seriam mais de 3.500 pessoas indo, presencialmente, até nossas portas de urgência e emergência. Por isso a importância do serviço médico on-line para pacientes com sintomas leves. Ele nos auxilia a diminuir a fila de espera”, defende a secretária.

O atendimento on-line é rápido, fácil e gratuito. Da sua própria residência, o paciente pode entrar em contato por WhatsApp no 0800 888 6556 ou ligar para o mesmo número. Automaticamente, ao ter a chamada atendida, o paciente entra na fila de espera para iniciar a chamada de vídeo com o médico. Essa espera leva, no máximo, 10 minutos.

– Importante reforçar que para obter o atendimento o paciente de Balneário Camboriú precisa estar com o cadastro atualizado. Caso tenha alguma alteração cadastral, é importante ir até a unidade de referência e informar as mudanças – informa Aline.

A consulta on-line é destinada para os pacientes classificados nas cores, verde e azul, ou seja, pacientes que não requerem urgência ou emergência no atendimento. Essa triagem é feita no primeiro contato do paciente com o atendente on-line e, em casos de pacientes identificados como verde e azul, eles recebem um QR Code de acesso. Se o paciente for classificado como caso de urgência ou emergência (cores laranja e vermelho), ele será orientado a procurar uma unidade de saúde.

– Hoje, na maioria dos atendimentos realizados nas unidades básicas de saúde, são de pacientes verdes e azuis, que são pessoas que apresentam uma dor de cabeça ou sintomas de virose, por exemplo. Esses pacientes representam entre 70% a 80% dos atendimentos diários – informa a secretária Aline. Nesses casos, os pacientes aguardam, em média, até duas horas para receberem atendimento médico presencial. “São casos que podem ser atendidos pela Telemedicina de forma segura e muito mais rápida – afirma. Por meio da Telemedicina é possível também renovar receitas e obter atestados médicos.

ATENDIMENTO BILÍNGUE É PRORROGADO

A Secretaria de Saúde também divulga que o atendimento bilíngue na Telemedicina foi prorrogado por mais um mês. Agora, o serviço médico on-line oferecido aos pacientes nas línguas inglesa e espanhola acontece até o fim de abril. A medida, conforme explica a secretária da Saúde, foi tomada levando em consideração o feriado da Páscoa e a vinda de mais turistas à Balneário Camboriú.

– Teremos um feriado prolongado e sabemos que muitas pessoas escolhem nosso município como destino para as viagens. Nosso objetivo, ao manter o serviço nesses outros dois idiomas, é evitar a sobrecarga de atendimento em nossas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – ressalta.

ATENDIMENTOS

Janeiro

Morador: 1.149

Turista: 411

Bilíngue: 4

Total: 1.564

Fevereiro

Morador: 1.060

Turista: 417

Bilíngue: 13

Total: 1.490

Março (até dia 12)

Morador: 462

Turista: 191

Bilíngue: 1

Total: 654

Totalização

Total: 3.708

Moradores: 2.671

Turistas: 1.037 (sendo 18 bilíngues)

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Texto: Kássia Dalmagro

Foto: Divulgação PMBC

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