Taxa de ocupação no mês de fevereiro em Balneário Camboriú atinge recorde dos últimos cinco anos

O mês de fevereiro de 2025 encerrou com a média de ocupação hoteleira mais alta dos últimos cinco anos em Balneário Camboriú, alcançando 89,61%. 

O dado confirma o crescimento contínuo do turismo na cidade, e o trabalho do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau é parte fundamental desse resultado, através de investimentos estratégicos em marketing de destino conduzido pela entidade, em parceria com seus associados e o setor público.

Melhor fevereiro dos últimos cinco anos

Comparando os últimos anos, a evolução da taxa de ocupação hoteleira é evidente: 71,22% em 2020, 51,54% em 2021, 62,45% em 2022, 80,60% em 2023 e 77,47% em 2024. 

“Esse crescimento é fruto de um trabalho contínuo de promoção e posicionamento de Balneário Camboriú como um destino conceitual dentro do Brasil. Os destinos turísticos mais importantes do mundo investem em sua própria divulgação diariamente para se manterem competitivos, e não é diferente aqui”, destaca Andrezza Negrini, presidente do BC Convention.

Margot e Andrezza (Divulgação/ConventionBureau)

Fatores que influenciaram

O aumento na ocupação reflete fatores essenciais para o fortalecimento do turismo na cidade. Um deles é a valorização crescente das viagens, especialmente no período pós-pandemia. 

“As pessoas passaram a experienciar e a dar mais valor ao turismo. Esse fenômeno tem impulsionado os números de visitantes e se reflete diretamente na ocupação”, explica Andrezza.

Outro fator crucial é a ampliação da agenda de eventos na cidade, especialmente com a consolidação do Centro de Eventos de de Eventos Júlio Tedesco. 

“Os eventos têm dado uma estabilidade maior ao que antes era considerado um período de sazonalidade. Hoje, percebemos que Balneário Camboriú não depende apenas da alta temporada para garantir bons números”, afirmou a presidente do BC Convention.

A retomada do fluxo de turistas sul-americanos, especialmente dos argentinos, também influenciou o cenário. A situação econômica na Argentina tem levado os turistas daquele país a retornarem em grande volume, como já ocorreu até 2017. 

No entanto, Andrezza reforça que essa tendência é volátil. “Sabemos que esse movimento pode mudar a qualquer momento. O mais importante é mantermos um trabalho contínuo de promoção, pois quem não é visto não é lembrado”, comenta.

Necessidade de seguir divulgando Balneário Camboriú

Apesar dos resultados positivos, Andrezza alerta para a necessidade de valorizar e compreender a importância do investimento sustentável no turismo. 

“Poucos entendem que essa é uma estratégia de longo prazo, que exige colaboração e investimento. O turismo é um negócio dinâmico, e é essencial trabalharmos continuamente para manter Balneário Camboriú como um dos principais destinos do Brasil”, finaliza.

Balneário Camboriú o ano inteiro

A vice-presidente de Promoção do Destino do BC Convention, Margot Rosenbrock Libório, aponta que com números expressivos e uma estratégia sólida, Balneário Camboriú reafirma sua posição como um dos destinos mais desejados do país, com perspectivas cada vez mais promissoras para o setor turístico. 

“Fiquei muito feliz com esse resultado, que acredito que surge em decorrência do aumento do turismo argentino que a gente está tendo neste ano de 2025, assim como de uruguaios e chilenos. Se nós pensarmos que foi um fevereiro sem Carnaval, os números são melhores ainda, porque o Carnaval, que sempre é um incremento na demanda, foi só em março. Muitos turistas buscam o mês de fevereiro, porque as diárias já são um pouco mais econômicas do que no mês de janeiro, então quem tem essa disponibilidade, prefere. E Balneário Camboriú tem opções do que fazer, de como aproveitar a praia, os atrativos, o ano todo”, diz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.