Robótica nas Escolas: Secretaria de Educação de Brusque lança projeto LIRE 2025

A Secretaria de Educação de Brusque realizou, na manhã desta quarta-feira (5), o lançamento do projeto LIRE e dos Clubes de Robótica Básica para estudantes do 6º ao 9º ano. A primeira escola a receber a equipe foi a EEF Paquetá. Ao todo serão 17 escolas contempladas com o Clube de Robótica, totalizando 34 clubes de robótica básica.

Durante a manhã, os estudantes puderam conhecer um pouco do que já foi desenvolvido durante os clubes de robótica. Entre os projetos expostos, o robô fura-balão é o que mais atraiu a atenção dos estudantes.

A coordenadora pedagógica, Fabiana Coronel da Silva, coordenadora do projeto LIRE, destaca a importância do ensino de robótica para os estudantes. “Nos clubes de robótica, os estudantes aprenderão sobre introdução à robótica, programação e Arduino, além de construírem seus próprios robôs, como seguidor de linha e fura-balão. Além dessas atividades, os Clubes de Robótica Básica também incentivarão os alunos a desenvolverem outros projetos inovadores, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e interdisciplinar e esse ano unindo Tecnologia aplicada no tema ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)”.

Clube de Robótica Kids e Clube de Robótica Maker

Além do Clube de Robótica Básica, voltado aos alunos de 6º ao 9º ano, também iniciam as formações com professores para os Clubes de Robótica Kids, para crianças da Educação Infantil e Clube de Robótica Maker, voltado para as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nestes clubes, cada unidade escolar conta com um professor referência, responsável por aplicar o projeto.

Na Educação Infantil, a introdução à robótica acontece de forma lúdica e desplugada, utilizando jogos e brincadeiras para explorar os quatro pilares do pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos. Já no Ensino Fundamental, os alunos têm contato com a robótica maker, ampliando seus conhecimentos por meio da construção de projetos e experimentação prática.

Além da Robótica, o projeto LIRE também contempla as Estações Meteorológicas e o Cubo Mágico NeuroEducação. “Este ano, o Projeto das Estações Meteorológicas se fortalece com duas iniciativas: o Boletim do Tempo: observadores do céu e a formação Construindo Saberes: STEAM, Meio Ambiente e Estações Meteorológicas. Essas iniciativas consolidam a integração entre tecnologia, meio ambiente e aprendizagem ativa, preparando estudantes e docentes para os desafios climáticos”, detalha.

“Com o cubo mágico, trabalhamos aspectos da neuroeducação e isso reforça nosso compromisso em estimular o potencial de nossos alunos de forma divertida, desafiadora e inovadora com o projeto MAGICUBO aplicado nas escolas” explica.

“Com o engajamento de professores, monitores e coordenadores, a robótica educacional avança cada vez mais, impactando positivamente a aprendizagem e o futuro dos nossos estudantes”, avalia Fabiana.

Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque

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