Infra em 1 minuto: presença do biodiesel no diesel inalterada

O Poder360, em parceria com o CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), lança mais um episódio do programa Infra em 1 Minuto. Em análises semanais, Pedro Rodrigues, sócio da consultoria e especialista em óleo e gás, fala sobre a presença do biodiesel no diesel inalterada.

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Na 1ª reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética de 2025, realizada em 18 de fevereiro, foi decidida a prorrogação do aumento previsto da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel comercializado no país.

Seguindo o cronograma estabelecido na Lei do Combustível do Futuro, de outubro do ano passado, o teor de bicombustível deveria subir para 15% a partir deste sábado (1º.mar.2025). Agora, o mandato de mistura obrigatória segue em 14% até nova decisão do colegiado.

Depois da reunião em que o tema foi decidido, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a decisão se deu como parte dos esforços do governo federal para controlar os preços de combustíveis.

Segundo o executivo, a mistura será mantida no patamar atual até que a campanha do governo contra a alta do custo de alimentos tenha resultado “já que boa parte da produção do biodiesel vem da soja”, segundo palavras do ministro.

“Essa afirmação ilustra bem algumas distorções comuns sobre o papel do biocombustível”, disse Pedro Rodrigues.

Segundo o especialista, a correlação entre o preço dos alimentos e a presença do energético está no seu impacto no preço do diesel na bomba e, consequentemente, no frete de mercadorias por todo o país.

“É verdade que o aumento do biodiesel pode ter um reflexo no final da cadeia, no entanto essa variação seria quase imperceptível sem os holofotes da mídia. Para além, a fala também sugere que há algum prejuízo à produção de soja em função da produção do energético, um obstáculo vencido pelo setor há anos”, declarou Pedro Rodrigues.

“Independente da causa, os mandatos do biodiesel não podem continuar a ser usados como ferramenta de políticas públicas. Existem outras variáveis da equação de preços do diesel, como os impostos federais e estaduais, que respondem por uma parcela muito maior do custo final e surgem de forma tímida nos debates sobre o tema”, afirmou.

Assista (2min32s):

INFRA EM 1 MINUTO

  • 118º episódio: Auxílio Gás deixa brechas sobre uso do recurso;
  • 117º episódio: Uma nova ameaça no radar do ONS;
  • 116º episódio: O reajuste do preço do diesel;
  • 115º episódio: Sanção do programa de aceleração da transição energética;
  • 114º episódio: Trump 2.0 e as medidas para o setor de energia;
  • 113º episódio: o que esperar da defasagem dos combustíveis em 2025;
  • 112º episódio: retrospectiva do setor de energia em 2024;
  • 111º episódio: A demanda por petróleo em 2025;
  • 110º episódio: A oferta de petróleo em 2025;
  • 109º episódio: O novo plano estratégico da Petrobras;
  • 108º episódio: Petrobras tem lucro de R$ 32,6 bi no 3º trimestre;
  • 107º episódio: Aneel reduz bandeira tarifária de energia após chuvas;
  • 106º episódio: O Combustível do Futuro;
  • 105º episódio: Data centers, os novos gigantes do consumo de energia;
  • 104º episódio: Projeções da Opep+ para o setor de óleo e gás;
  • 103º episódio: Conta de luz com bandeira vermelha em setembro;
  • 102º episódio: O segmento de transmissão de energia não pode ficar esquecido;
  • 101º episódio: Conta de luz ficara mais barata a partir setembro;
  • 100º episódio: Petrobras tem prejuízo de R$ 2,6 bi no 2º trimestre de 2024;
  • 99º episódio: As eleições na Venezuela e o petróleo do país;
  • 98º episódio: A decisão da ANP sobre o gasoduto Subida da Serra;
  • 97º episódio: Perdas no sistema de distribuição de energia em 2023;
  • 96º episódio: Compra direta de gás natural da Bolívia;
  • 95º episódio: “Imposto do pecado” no setor de óleo e gás;
  • 94º episódio: Conta de luz mais cara em julho;
  • 93º episódio: Regras para a renovação de concessões de energia;
  • 92º episódio: Senado aprova marco legal do hidrogênio verde.
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