Servidores de Blumenau fazem assembleia contra proposta de mudanças no Issblu

Mais de 1.600 servidores municipais participaram de uma assembleia na Praça Hercílio Luz, em Blumenau, na tarde de quinta-feira (27). O grupo protestou contra o Projeto de Lei Complementar, que prevê mudanças na legislação previdenciária do município.

A principal preocupação dos trabalhadores é a retirada de autonomia do Conselho de Administração do Instituto Municipal de Seguridade Social de Blumenau (Issblu) para a escolha de seu presidente, além de alterações que, segundo a categoria, podem impactar o cálculo da aposentadoria e restringir benefícios.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Os servidores rejeitaram a proposta e afirmaram que vão intensificar as mobilizações nos locais de trabalho. A possibilidade de greve não foi descartada e dependerá do andamento do projeto na Câmara de Vereadores.

O Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb) defende que a Câmara só vote o projeto após um parecer do Conselho de Administração do Issblu (Consad), órgão que, segundo o sindicato, deveria ter analisado a proposta antes do envio ao Legislativo.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ito de Souza (PL), chegou a publicar um vídeo nas redes sociais, dizendo que o Projeto de Lei Complementar não estaria na pauta de votação desta quinta, como noticiado pelo Portal Alexandre José.

Prefeitura nega retirada de direitos

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Administração e da Procuradoria Geral do Município, afirma que o projeto atende a solicitações do próprio Issblu e não retira direitos dos servidores.

Segundo o secretário de Administração, Anderson Rosa, as mudanças têm o objetivo de dar segurança jurídica a regras já aplicadas e seguem decisões judiciais e leis nacionais. Além disso, o texto pode sofrer alterações por meio de emendas parlamentares.

Isso foi dito em uma reunião com o poder executivo, o sindicato e os vereadores, na última quarta-feira (26).

Leia mais

Carnaval em SC: Mais de 1,3 milhão de veículos devem passar pela BR-101 entre esta sexta e quarta-feira

Polícia Militar de SC realiza a Operação Alegria 2025 para reforçar a segurança durante o Carnaval

Guarda Municipal de Trânsito de Blumenau reforça fiscalização com blitz focada em motociclistas

Participe dos canais do Portal Alexandre José

  • Canal WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook

O post Servidores de Blumenau fazem assembleia contra proposta de mudanças no Issblu apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.