SESI Escola de Mossoró inova no ensino de Ciências com metodologias ativas e tecnologias educacionais

 

 

As atividades interativas e colaborativas são ferramentas poderosas no ensino, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente. Prova disso, a SESI Escola de Referência Mossoró adota metodologias ativas para transformar a maneira como os alunos aprendem ciências, promovendo um ambiente mais colaborativo e estimulante, sob a orientação do professor mestre Leonardo da Silva Garcia, das disciplinas de Física e Educação Tecnológica.

 

 

Trabalhar em grupo permite que os alunos desenvolvam habilidades essenciais, como comunicação, colaboração e resolução de conflitos, competências fundamentais tanto para o contexto escolar quanto para o mercado de trabalho. Além disso, a utilização de computadores e tecnologias digitais amplia as possibilidades de aprendizado, permitindo aos alunos explorar simulações, softwares educativos e conceitos complexos de Física de maneira mais clara e intuitiva.

 

 

Em vez de serem apenas receptores passivos de informações, explica o professor Leonardo Garcia, os estudantes se tornam protagonistas de seu aprendizado. “Eles exploram, discutem e experimentam os conceitos de forma autônoma, o que enriquece a compreensão dos temas. Ferramentas digitais oferecem feedback imediato, possibilitando que os alunos corrijam erros e ajustem suas compreensões em tempo real, tornando o processo de aprendizado mais eficaz”, afirma.

 

 

Em um mundo cada vez mais digital, é essencial que os alunos desenvolvam habilidades tecnológicas. Trabalhos em grupo com uso de computadores preparam os alunos para os desafios do futuro, pois o aprendizado não se restringe mais apenas à sala de aula. Ele ocorre em diversos espaços e horários, criando uma educação mais flexível e adaptada às necessidades contemporâneas.

 

 

Leonardo Garcia inovou nas práticas metodológicas de ensino de ciências ao permitir que os alunos criassem apresentações lúdicas sobre “A Arte de Investigar o Planeta Terra” utilizando os recursos do Microsoft Office 365. O trabalho abordou temas como a composição dos sólidos e rochas da Terra, o campo magnético e as áreas científicas que investigam esses tópicos. As apresentações foram realizadas por meio das metodologias ativas do Programa de Especialização Docente (PED), que estimula a participação ativa dos estudantes.

 

 

Para o professor, “a utilização da sala de aula digital junto à Educação Tecnológica propicia aos alunos uma aprendizagem mais significativa, onde os mesmos se tornam protagonistas de seus conhecimentos”. Essa abordagem proporciona aos estudantes uma experiência educacional mais rica e contextualizada com as demandas do século XXI.

 

 

Essa inovação na educação reforça o compromisso da SESI Escola RN com a qualidade do ensino, preparando os alunos para o futuro e garantindo uma formação sólida e atualizada no ensino de Ciências da Natureza.

 


The post SESI Escola de Mossoró inova no ensino de Ciências com metodologias ativas e tecnologias educacionais appeared first on FIERN.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.