Pendentes roubam a cena e garantem ambientes charmosos e bem iluminados

A Yamamura preparou um especial sobre essas peças tão populares nos lares brasileiros. Confira orientações de uso para cada cômodo da casa

Os pendentes são peças-chave para agregar elegância e funcionalidade à decoração do lar, sendo um dos artigos queridinhos dos clientes. Disponíveis em diversos tamanhos, versões e estilos, representam boas opções para os mais diferentes projetos de interiores. Para auxiliar na escolha do modelo ideal – de acordo com a necessidade e o cômodo da casa – a especialista Yamamura traz algumas dicas importantes. Confira!

Salas de Estar e TV

Os pendentes são ótimas alternativas para as áreas centrais da sala de estar ou de TV. É possível utilizar peças mais imponentes e com luz difusa, garantindo um ambiente bem iluminado. Os artigos devem ser instalados acima da altura do olhar para não bloquear o campo de visão e contribuir com o conforto.

Alguns modelos de pendentes menores também podem ser colocados ao lado de poltronas ou acima de mesinhas laterais e aparadores, atuando como peças decorativas e luminárias de apoio para leitura ou outras tarefas. Nesse caso podem entrar modelos com luz difusa ou com cúpula para trazer uma luz mais focada para baixo. Importante: deve-se utilizar uma temperatura de cor branco quente (2700K a 3000K) pois fornece uma maior sensação de bem-estar.

Salas de Estar e TV em projetos das arquitetas Luana Ogata e Luciana Ballio respectivamente / Fotos de Emerson Rodrigues

Sala de Jantar

Na sala de jantar, os pendentes se tornam verdadeiros protagonistas. Além de funcionais, as peças também imprimem refinamento. Para uma aplicação em mesas de jantar redondas e quadradas, o ideal é optar por um do tipo circular, já pra mesas retangulares mais compridas, a indicação é por modelos lineares ou uma composição com alguns pendentes menores.

Projeto da arquiteta Daniela Funari / Foto de Emerson Rodrigues
Projeto da arquiteta Gisele Bizzo / Foto de Emerson Rodrigues

Por se tratar de um local de socialização, as luzes aconchegantes também são as melhores opções. Sendo assim, utilize luminárias de temperaturas de cor branco quente (2700K a 3000K). Quanto ao modelo, o importante é escolher o estilo que mais combina com o ambiente, tomando cuidado para que o pendente não pese na decoração. Entre as opções há aqueles que podem trazer uma luz mais difusa por meio de vidros e cristais; cúpulas para orientar a luz na direção da mesa; ou até ser de iluminação indireta (refletindo a luz teto e deixando o ambiente aconchegante).

Cozinhas Americanas e Varandas Gourmet

No caso das cozinhas americanas, essas luminárias são muito bem-vindas em razão de apresentarem modelos mais enxutos, que podem contribuir com uma composição ou atuar como ponto de destaque. Normalmente, os pendentes são colocados acima da bancada de refeições e trazem uma atmosfera descontraída. Se colocados em um circuito diferente da iluminação principal do ambiente, podem atuar como luz alternativa e cênica. Importante: essa mesma dica pode ser utilizada para varandas gourmet.

Nesses casos, a temperatura de cor pode variar de acordo com o gosto pessoal do cliente – entre branco quente (2700K a 3000K) ou branco neutro (em torno de 4000K).

Projeto do BMA Studio / Foto de Emerson Rodrigues
Projeto de H.Ortis Arquitetura / Foto de Emerson Rodrigues

Cozinhas e Áreas de Serviço

Já no caso de cozinhas comuns ou lavanderias, apesar de não ser tão frequente encontrá-los, também podem ganhar um cantinho especial com a inclusão de um modelo neutro para dar apoio à luz principal (geralmente vinda de um plafon) ou então funcionar como uma luz de tarefa. Para isso, aposte na iluminação de cor branco neutro (em torno de 4000K) para contribuir na atenção e foco.

Projeto da arquiteta Pati Cillo / Foto de Emerson Rodrigues

Banheiros e Lavabos

Em banheiros, pequenos pendentes de luz difusa podem ser instalados na bancada para trazer mais personalidade e atuar como luz de apoio. Lavabos geralmente são utilizados como cartão de visitas do projeto, por isso recebem uma atenção diferenciada. Nesse contexto, um pendente pode trazer o toque final de sofisticação que esse espaço pede. Invista em peças que conversem com o décor e proporcionem um efeito interessante de luz. A temperatura de cor pode variar nesse ambiente, ficando entre tons mais quentes (2700K a 3000K) ou uma iluminação mais neutra (em torno de 4000K).

Projeto da arquiteta Isabella Nalon / Foto de Emerson Rodrigues
Projeto da arquiteta Tatiana Valério / Foto de Emerson Rodrigues

Quartos

Por fim, nos quartos, que necessitam de aconchego e conforto, aposte em pendentes menores em cima das mesas de cabeceira (que fornecem uma luz de apoio ideal para momentos de leitura e concentração). 

Projeto de Kaleidoscope Arquitetura / Foto de Emerson Rodrigues

Para uma aplicação geral, a dica é por pendentes que tragam uma iluminação indireta no centro do espaço, dessa forma não causam ofuscamento ou incômodo nas horas de relaxamento, garantindo um boa noite de sono. Dê preferência por peças com design simples e limpo, evitando que a peça deixe o quarto carregado de informações. A temperatura de cor sugerida também é a branco quente (2700K a 3000K). Além disso, peças dimerizáveis também são boas pedidas.

Projeto de BMA Arquitetura / Foto de Emerson Rodrigues

Sobre a Yamamura 

A Yamamura, com mais de 50 anos de história, prioriza a proximidade com os seus clientes. Através de seu time de especialistas em iluminação, com toda a expertise técnica, a empresa contribui com as melhores escolhas de iluminação para os lares brasileiros. Com milhares de itens de altíssima qualidade, a equipe da rede seleciona cada opção de produto com um olhar atual, para surpreender cada vez mais o público que visita as suas lojas.

Tanto para os consumidores finais, quanto para profissionais da área, arquitetos, decoradores e lighting designers, a empresa disponibiliza um departamento próprio de criação com profissionais capacitados para compartilhar todo o seu conhecimento nas mais avançadas plantas luminotécnicas. Sempre se reinventando, a marca está atenta às novas tendências da iluminação e do design do Brasil e do mundo.

A Yamamura possui três lojas em SP: Rua da Consolação, Shopping Lar Center e Santo André, além do e-commerce: www.yamamura.com.br com vendas para todo o Brasil. 

Autora:

Karina Monteiro

O post Pendentes roubam a cena e garantem ambientes charmosos e bem iluminados apareceu primeiro em Jornal Tribuna.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.