Ministério da Saúde lança campanha de vacinação contra HPV para adolescentes

O Ministério da Saúde lançou na 2ª feira (24.fev.2025) uma estratégia nacional para vacinar adolescentes de 15 a 19 anos contra o HPV (papilomavírus humano). O objetivo é aumentar a cobertura vacinal dessa faixa etária e proteger contra doenças relacionadas ao HPV, como o câncer de colo do útero. Desde a introdução da vacina no Brasil em 2014, houve um acúmulo de jovens não vacinados, o que motivou a ação.

A campanha será focada em 121 municípios com altas taxas de adolescentes não vacinados, totalizando 2,95 milhões de jovens. O objetivo é atingir uma cobertura vacinal de pelo menos 90%. Serão adotadas ações de microplanejamento, com a mobilização de Estados e municípios. A vacinação ocorrerá em locais estratégicos, como escolas e salas de vacinação, com planos de ação personalizados conforme dados locais.

“Temos vacinas suficientes e um planejamento sólido para garantir a vacinação dos nossos adolescentes, incluindo aqueles que não foram vacinados na idade recomendada e que agora estão fora dessa faixa”, disse Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI).

Foi apresentada uma ferramenta tecnológica para auxiliar na estratégia: um painel específico para o HPV no sistema do Ministério da Saúde. Esse painel permitirá que gestores municipais visualizem as coberturas vacinais por faixa etária desde 2014, facilitando a identificação de áreas críticas e a comparação dos indicadores de vacinação. Gatti destacou a importância do painel para o planejamento local.

Os estados com os maiores índices de adolescentes não vacinados são Rio de Janeiro, Acre, Distrito Federal, Roraima e Amapá, com taxas de 54%, 40%, 38%, 36% e 32%, respectivamente. Em 2024, estima-se que cerca de 7 milhões de adolescentes de 15 a 19 anos não tenham sido vacinados contra o HPV. O Ministério da Saúde disponibilizou orientações para a execução da estratégia na publicação “Recomendações para o resgate dos não vacinados com a vacina HPV” em seu site oficial.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.