Arthur Wolff é medalha de ouro no Pan-Americano de base

O primeiro dia do Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil de Esgrima de 2025 aconteceu nesta segunda-feira (24) com disputas na categoria Cadete e o Brasil ganhou duas medalhas. Arthur Wolff conquistou o ouro de forma invicta no Sabre masculino com nove vitórias, cinco delas no pule e mais quatro nas etapas eliminatórias. O outro pódio brasileiro na competição continental de base foi na Espada feminina, também no Sub-17, com Pietra Brazolin, bronze ao perder na semifinal pela campeã do evento realizado em Assunção, no Paraguai. 

  • Arthur Wolff é medalha de ouro no Pan-Americano de base
  • Gustavo Heide vence Thiago Wild no ATP 250 de Santiago
  • Seleção brasileira sub-17 vence amistoso contra Equador
  • Com Ana Marcela, Rainha do Mar 2025 confirma participantes
  • Seleções masculina e feminina de goalball em nova semana de treino

Título e duelo brasileiro

Quatro esgrimistas brasileiros participaram da chave da categoria Cadete no Sabre no Pan-Americano. E todos eles avançaram da etapa de pule para a eliminatória, com Arthur Wolff na primeira posição, com 100% de aproveitamento dos jogos, seguido por Marcus Pinto, nono colocado, quatro vitórias em cinco duelos, Joaquim Peluso, 24º lugar, e Samuel Oliveira, 25º, ambos, com dois triunfos em cinco confrontos. Por ter se classificado na liderança, Arthur Wolff passou direto para às oitavas de final, sem precisar atuar na 1ª eliminatória.

As colocações após a fase de pules fez com que dois brasileiros se enfrentassem na eliminatória inaugural, com Marcus Pinto derrotando Joaquim Peluso, por 15 a 3. Já Samuel Oliveira acabou superado pelo mexicano Adrian Eliel Orozco: 15 a 1. Nas oitavas, Arthur Wolff mostrou que estava em dia inspirado e bateu Cameron Vintfeld, de Porto Rico, por 15 a 4. Ele se garantiu nas quartas de final juntamente com Marcus Pinto, que bateu Orozco, algoz de Samuel Oliveira, por 15 a 7.

Com dois brasileiros entre os oito melhores, Arthur Wolff entrou em ação para encarar o estadunidense Preston So e fez 15 a 13 para chegar à semifinal. Já Marcus Pinto terminou o combate perdendo para o chileno Gaspar Latham: 15 a 9. Confiante e motivado, Arthur Wolff seguiu adiante mais uma vez ao bater o canadense Andrew Wang e confirmar vaga na decisão. No último confronto, a disputa pela medalha de ouro, o brasileiro venceu o algoz de Marcus Pinto. Ele superou Gaspar Latham, do Chile, por 15 a 14, e terminou campeão.

Bronze com revés para campeã

Pietra Brazolin ganhou a medalha de bronze na Espada feminina categoria Cadete do Pan-Americano com campanha de oito vitórias em dez confrontos. No pule, a brasileira venceu cinco dos seis combates, avançando para a etapa eliminatória na quinta colocação. Mas ela não se classificou sozinha, pois Mariana Melo, em sétimo lugar, Yasmin Barros, em 13º, e Laís Rossa, em 15º, também se garantiram entre as 32 melhores atletas do Sub-17. A primeira delas teve trajetória similar ao da medalhista.

Quatro atletas do país disputaram a primeira rodada eliminatória e três deles se garantiram nas oitavas de final do Pan-Americano Cadete. Pietra Brazolin derrotou a colombiana Maria Alejandra Nino (15 a 11), assim como Yasmin Barros passou pela paraguaia Ana Paula Torres (15 a 14) e Laís Rossa despachou a argentina Victoria Eglez (15 a 13). A atleta Mariana Melo fez seu melhor no combate com a chilena Josefa Saez, mas acabou ficando pelo caminho, sendo superada por 15 a 9. 

Já nas oitavas, Pietra Brazolin teve pela frente a mexicana Bárbara Velasco e ganhou por 15 a 13. Na mesma fase, Yasmin Barros terminou o jogo com revés para a venezuelana Valéria Navarro (15 a 9) e Laís Rossa foi superada pela canadense Nancy Xiao (15 a 4). Entre as oito melhores do Pan-Americano Cadete, Pietra Brazolin vingou Yasmin Barros e eliminou Valéria Navarro. Na disputa por vaga na decisão, a brasileira confirmou o bronze ao ser batida pela canadense Júlia Yin: 15 a 5.

Álvaro Kalleby faz melhor resultado no Florete masculino

O Brasil não subiu ao pódio no Florete masculino do Pan-Americano. O melhor resultado foi conquistado por Álvaro Kalleby, que chegou entre os oito melhores. Ele superou a fase de pule na 14ª posição com três vitórias em cinco jogos. Na primeira eliminatória, o brasileiro venceu o dominicano Adrian Perez, por 15 a 8. Nas oitavas de final, o competidor do país ganhou do venezuelano Alexander Gonzales, pelo mesmo placar de 15 a 8. Na etapa seguinte, Álvaro Kalleby perdeu para o canadense Charlie Chen: 15 a 14.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY

Álvaro Kalleby contou com a companhia de mais três brasileiros. Luiz Foschini, Fernando Melian e Gustavo Bueno também passaram da fase de pules do Pan-Americano. O primeiro deles se classificou com a melhor campanha entre todos eles, a quinta posição: cinco vitórias em seis duelos. Esse resultado o colocou direto nas oitavas de final. Já Fernando Melian foi derrotado por Toby Li, do Canadá, por 15 a 10, e Gustavo Bueno perdeu de Thomas Procel, do Equador, por 15 a 6. Nas oitavas, Luiz Foschini perdeu do venezuelano Angel Bravo: 15 a 14.

O post Arthur Wolff é medalha de ouro no Pan-Americano de base apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.