Geração X lidera projeções de expansão das PMEs brasileiras em 2025

Líderes da Geração X (41-60 anos) demonstram maior otimismo para expandir suas empresas em 2025, revelou pesquisa do Itaú divulgada em 21.fev.2025. O levantamento ouviu 1.001 donos de pequenas e médias empresas (PMEs) em todas as regiões do Brasil. Eis a íntegra (PDF – 202 KB).

O estudo Cabeça de Dono identificou que 62% dos empresários da Geração X preparam crescimento para 2025, contra 54% dos millennials (30-40 anos). Os mais jovens, porém, expressam mais esperança (78%) e empolgação (72%) sobre o futuro dos negócios, comparado a 73% e 66% dos líderes entre 41 e 60 anos, respectivamente.

Os dados mostram diferentes perfis de gestão entre as gerações. A Geração X tende a centralizar mais decisões, com 41% assumindo sozinhos o comando de uma ou mais áreas. Entre millennials, esse índice cai para 33%.

Os millennials relatam maiores desafios na gestão dos negócios. Para 42% deles, lidar com o cenário externo é muito desafiador, enquanto na Geração X esse índice chega a 37%. Enfrentar a concorrência é grande dificuldade para 32% dos millennials, contra 27% da Geração X. O controle de custos desafia 23% dos mais jovens, ante 16% dos mais velhos. Desenvolver estratégias de marketing e vendas é obstáculo para 18% dos millennials, comparado a 12% da Geração X.

“As gerações se complementam e trazem contribuições valiosas para o mundo dos negócios”, afirma Antonio Rafael Souza, diretor de estratégia para PMEs do Itaú.

O estudo abrangeu empresas com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 50 milhões. As PMEs representam 30% do PIB brasileiro e geram 50% dos empregos ativos no país, impactando cerca de 80 milhões de brasileiros.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.