O charme e os cuidados com o vidro reflecta no décor

Em alta nos projetos de arquitetura e interiores, o vidro reflecta é ideal para ambientes modernos, mas requer alguns cuidados em seu uso. Confira quais são eles e saiba usar esse material com criatividade e estilo

Os vidros reflecta conquistaram de vez o décor, com seu estilo único e sua composição que mescla a transparência com o espelhamento: Eles ganharam não só o público, como também os profissionais da arquitetura que adoram trabalhar com o material para criar composições estéticas que contribuem muito para o ambiente. “Esse material traz muita sofisticação para o ambiente, além de ser atual e versátil“, explica a arquiteta Natália de Souza, responsável pelo escritório ResiliArt Arquitetura e admiradora da peça. “Ele também resulta em amplitude, então, normalmente nos projetos mais modernos e contemporâneos é uma boa ideia inserir esse tipo de vidro“, complementa a profissional sobre a estética única que a peça transmite nos imóveis ao qual é inserida.

Confira, a seguir, aplicações práticas do vidro reflecta, dicas da profissional e alguns cuidados essenciais para garantir a melhor utilização do material dentro de um ambiente para que todas as suas potencialidades sejam evidenciadas em máxima potência.

Estilo único

O estilo nobre da peça se deve a sua composição, afinal, o vidro reflecta é um tipo de vidro com uma camada metalizada aplicada em sua superfície. É exatamente essa condição que garante o espelhamento do elemento e deixa o material com aquele estilo único e característico que as pessoas amam!

Existem, até mesmo, algumas variações no tom do vidro reflecta além do tradicional, como em prata, bronze, fumê, e até com nuances mais puxadas para o verde e azul.

Para este estúdio, o vidro reflecta compõe a porta de um armário, organizando vários itens. Além do charme da peça, a iluminação interna do armário garantiu uma composição sofisticada com o vidro, que reflete o dormitório na mesma medida que segmenta a bancada de refeições e o home bar. Projeto: ResiliArt Arquitetura | Foto: Eryck Patryck

Outro detalhe importante sobre a peça é que ela denota um investimento maior em relação ao vidro comum, devido a seu processo de produção. “Pelo fato de ter essa película, ele tem um melhor controle térmico e também oferece mais segurança, pois se o vidro for quebrado, ele não estilhaça, mas sim fica grudado nessa película“, detalha a profissional sobre o valor de mercado em comparação com um vidro tradicional, por exemplo.

Cuidado redobrado com a organização e limpeza

Um grande ponto de atenção que não pode ser deixado em segundo plano é quanto à organização do interior dos armários revestidos com o vidro reflecta, afinal ele é um material translúcido e vai deixar visível tudo o que estiver no interior da divisória. “Se você decidir colocar em um roupeiro, você tem que estar consciente de que aquele roupeiro precisa estar sempre organizado, caso contrário vai dar uma sensação de bagunça“, exemplifica a profissional.

A mesma prerrogativa vale para o vidro instalado em armários na sala de estar ou em cozinhas, onde a organização se torna indispensável por serem setores sociais. A arrumação e disposição dos itens deve ser sempre pensada como algo a ser mostrado, no caso dos vidros reflecta! 


Neste estúdio, a composição criada pelo vidro trouxe o mesmo acabamento nos armários do estar e do roupeiro, uma vez que são espaços integrados dentro do projeto e sua semelhança cria uma unidade estética que harmoniza os ambientes. O acabamento escuro dos vidros conversa também com o revestimento marmorizado do piso e da bancada da cozinha, associando o vidro reflecta com os demais elementos do décor em preto e trazendo um resultado elegante ao imóvel. Projeto: ResiliArt Arquitetura | Foto: Eryck Patryck

Outro ponto para ser levado em consideração é a iluminação interna dos armários com vidro reflecta, principalmente pelo recurso luminotécnico ser um dos fatores que favorecem a transparência dos móveis. “O LED é o mais usado com esse tipo de vidro, principalmente por conta de sua delicadeza e potência”, salienta Natália sobre a principal fonte de luz que utiliza em seus projetos. Projeto: ResiliArt Arquitetura | Foto: Eryck Patryck

O cuidado deve se estender em qualquer ambiente que os vidros estejam instalados, sendo preciso evitar ficar colocando as mãos sobre a superfície espelhada. Quando a instalação ocorre na cozinha, por exemplo, é aconselhado a não colocar na parte inferior dos armários ou próximo do fogão, do cooktop e de demais itens onde se espirra muitos resíduos e pode engordurar o vidro.

Uma orientação é investir no vidro em setores onde vão as taças, os copos, ou até mesmo as cristaleiras, aproveitando melhor a parte de marcenaria para criar uma composição com os reflecta.

O vidro reflecta é uma peça que orna na medida certa com a composição de cristaleiras, oferecendo sofisticação. Ele protege as peças na mesma medida que as deixa em exibição e de fácil acesso para o servir das bebidas. A escolha é acertada também para ambientes como cozinhas, salas de estar e espaços integrados, onde a cristaleira se torna a protagonista do setor. Projeto: ResiliArt Arquitetura | Foto: Kelly Queiroz

Como dicas principais para não ter erro com a implementação da peça no décor, estão: a limpeza semanal das lâminas de vidro, além da organização no ambiente em geral para evitar que a peça perca seu brilho no décor. “Com uma manutenção rotineira a peça se mantém em evidência e reforça todas as suas propriedades decorativas“, finaliza a arquiteta.

Sobre ResiliArt Arquitetura

Uma equipe de arquitetos que contempla a integração entre o espaço e o indivíduo. Por meio de soluções customizadas, desenvolvem projetos a partir do diálogo e da tradução das aspirações dos clientes. Dessa maneira, exploram opções de layout que se materializam em ambientes atemporais, ao combinar tendências, personalidade e tecnologia. Os projetos podem ser concebidos e conduzidos do início ao fim pela equipe de arquitetos, desde a obra até o enxoval, com a missão de garantir comodidade, eficiência e confiança aos clientes.

Autor:

Lucas Janini

O post O charme e os cuidados com o vidro reflecta no décor apareceu primeiro em Jornal Tribuna.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.