Clarice Ribeiro é vice-campeã do Aberto de Varsóvia

Uma das principais promessas do judô brasileiro ganhou sua primeira medalha internacional na categoria adulta neste domingo (23). Clarice Ribeiro ficou com a prata na categoria até 48kg do Aberto Europeu de judô em Varsóvia, na Polônia. Outros três brasileiros competiram no masculino, com o melhor resultado sendo o quinto lugar de Wilgner Mendes na categoria até 100kg.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY

Bicampeã mundial na categoria cadete em 2023 e 2024 e bronze no Mundial Júnior do ano passado, Clarice Ribeiro mostrou em Varsóvia porque é um dos melhores nomes da nova geração do judô brasileiro. Com apenas 16 anos, a judoca conseguiu uma final logo em sua primeira competição internacional na categoria adulta.

Ela começou sua participação na categoria até 48kg derrotando a ucraniana Anastasiia Sykish por ippon após apenas um minuto de luta. Nas quartas de final, mais uma vitória pela pontuação máxima, dessa vez sobre a francesa Laura Espadinha. Em seguida, a brasileira superou Amber Gersjes, dos Países Baixos, por waza-ari. A final do peso ligeiro feminino foi entre Clarice Ribeiro e a espanhola Maria Gemma Gomez. A judoca do Brasil dominou a maior parte da luta que foi para o golden score. Mas a espanhola conseguiu um yuko e ficou com a medalha de ouro.

Demais brasileiros

Wilgner Mendes teve uma boa campanha na categoria até 100kg masculina, chegando na semifinal. Na primeira rodada, ele enfrentou Bogdan Petre da Romênia. A luta estava empatada, com um waza-ari para cada lado, quando o brasileiro conseguiu um ippon. Nas oitavas de final, ele venceu o esloveno Gal Zizek por yuko. E o terceiro triunfo veio nas quartas de final, onde Wilgner Mendes derrotou o britânico Max Gregory também por yuko.

Mas a sequência de vitórias parou na semifinal. O cipriota Aristos Michael venceu Wilgner por ippon e avançou para a final. O brasileiro foi para a disputa do bronze, onde enfrentou Oleksii Yershov da Ucrânia. O ucraniano ganhou o combate e deixou o Wilgner Mendes fora do pódio.

Mais dois atletas do Brasil competiram neste domingo no Aberto Europeu de Varsóvia. Na categoria até 90kg, Guilherme Morais parou na repescagem e temrinou em sétimo lugar. Ele venceu o tcheco Daniel Pintera por waza-ari e o português Pedro Lima por yuko nas primeiras rodadas. Mas Guilherme perdeu nas quartas de final por waza-ari para o húngaro Daniel Sztanko, indo para a repescagem. Na luta seguinte, o brasileiro sofreu um yuko e um ippon e foi superado por Nikoloz Davladze da Geórgia. Na -81kg, Kauan dos Santos perdeu na primeira rodada. Ele enfrentou o italiano Lorenzo Parodi que conseguiu dois waza-aris e um yuko para ganhar o combate.

O post Clarice Ribeiro é vice-campeã do Aberto de Varsóvia apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.