Concessão da Rodoviária do Plano Piloto: GDF inicia transferência da gestão para a iniciativa privada


Transição operacional deve ser finalizada em até 90 dias. Nova gestão fica com Consórcio Catedral pelos próximos 20 anos. Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília
TV Globo/Reprodução
O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou, na madrugada deste sábado (22), a Ordem de Início para transferir a gestão da Rodoviária do Plano Piloto do governo do Distrito Federal para a iniciativa privada.
A transição operacional deve ser finalizada em até 90 dias. A nova gestão fica com o Consórcio Catedral, pelos próximos 20 anos.
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A assinatura da Ordem de Início aconteceu na rodoviária. No evento, Ibaneis disse que o compromisso da empresa que assume a rodoviária é de entregar o local “remodelado” em até um ano (veja vídeo abaixo).
Ibaneis Rocha fala sobre transferência da gestão da Rodoviária do Plano Piloto.
O que muda com concessão
O contrato com o Consórcio Catedral foi assinado em 15 de abril de 2024. Veja o que deve mudar com a mudança na gestão:
De acordo com o governador Ibaneis Rocha, não haverá aumento no preço das passagens pelo menos até o fim de 2026, que é quando termina o seu mandato;
A rodoviária continua pertencendo ao GDF, mas a gestão passa a ser do Consórcio Catedral, que venceu a licitação, pelos próximos 20 anos;
A concessionária tem um prazo de seis anos para executar investimentos em: obras de modernização do terminal, obras de recuperação estrutural, implantação de um centro de controle operacional, além de prestação de serviços de limpeza, segurança e manutenção;
Os gastos previstos são de R$ 120 milhões.
Veja áreas de estacionamentos que serão pagas
TV Globo/Reprodução
Além disso:
O consórcio pode cobrar por publicidades na rodoviária e pelo aluguel de lojas e quiosques;
Empresas de ônibus pagam uma “taxa de acostamento” para o consórcio, ou seja, para cada parada que um ônibus fizer na rodoviária para embarque e desembarque, é cobrado das empresas de R$ 2 a R$ 14;
Todos os estacionamentos públicos da região em volta da rodoviária serão afetados. São 2, 9 mil vagas que deixam de ser gratuitas e passam a ser rotativas;
As áreas de estacionamento superior e inferior podem ser exploradas comercialmente pelo preço de R$ 5 a hora;
12,33% do faturamento bruto do consórcio deve ser repassado para o GDF.
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