Georginho e Yago levam Brasil à vitória sobre o Uruguai

O Brasil conquistou nesta sexta-feira sua quinta vitória em cinco jogos pelas Eliminatórias da AmeriCup de basquete masculino. Já classificada por antecipação para a competição continental, a seleção brasileira garantiu também a primeira colocação do Grupo B. A equipe encerra sua participação na fase de grupos contra o Panamá, fora de casa, na próxima segunda-feira.

O destaque da partida foi Georginho, que conseguiu um duplo-duplo, ao marcar 20 pontos e pegar 11 rebotes. Outro que brilhou foi Yago, que também fez 15 pontos. Alexey e Márcio, ambos com 11, foram outros a alcançar dois dígitos de pontuação.

Georginho no comando

Apesar de jogar fora de casa, o Brasil tomou conta do jogo no primeiro quarto. Com uma defesa fortíssima e grande atuação de Georginho, abriu rapidamente 16 a 5 no placar, forçando o técnico uruguaio Gerardo Jauri a parar o jogo.

Depois do tempo pedido pelo treinador, o Uruguai conseguiu melhorar e fez a diferença cair para oito pontos com a bola de três de Joaquin Rodríguez no estouro do cronômetro. Com 21 a 13 no placar, a seleção brasileira, que rodou nove jogadores ao longo dos dez minutos iniciais, tinha como destaque Georginho com dez pontos e Didi com cinco.

Yago segura Brasil na frente

Yago no jogo Brasil x Uruguai pelas Eliminatórias da Americup de basquete masculino
Yago foi o destaque brasileiro no segundo quarto (Fiba)

No segundo quarto, o Uruguai acelerou o ritmo e conseguiu ter vantagem em relação à defesa brasileira em algumas oportunidades. Com boas atuações de Gonzalo Iglesias, Joaquin Rodriguez e Nicola Pomoli, o time da casa chegou a diminuir a diferença para quatro pontos.

Mas quem estava on fire no era Yago. O armador do Brasil chegou a 12 pontos no período e comandou a reação, que fez a equipe voltar a abrir dez pontos na reta final do segundo quarto. Nos últimos segundos, o Uruguai voltou a diminuir a vantagem, mas foi para o intervalo perdendo por 42 a 34.

Reação uruguaia

Na volta do intervalo, a defesa do Uruguai cresceu no jogo, complicando a vida do ataque brasileiro. Com a pontuação baixa, o Brasil viu o adversário encostar em 46 a 44 com dois pontos marcados por Pomoli.

O jogo ficou perigoso, mas a equipe comandada por Aleksandar Petrovic, conseguiu se manter na frente do placar e, mesmo sem ter uma boa atuação, terminou o período vencendo por 52 a 48.

No último período, o duelo continuou apertado, mas a defesa brasileira prevaleceu. Quando o placar era de 54 a 50, Nathan deu um lindo toco em Ignacio Xavier. Pouco depois, foi a vez de Georginho fazer o mesmo quando Joaquin Rodríguez tentou o arremesso.

Com Márcio como destaque dos dois períodos finais, o Brasil voltou a abrir dez pontos na metade do último quarto após dois lances livres convertidos por Yago. Como de costume, o Uruguai não se entregou e continuou lutando em busca da virada. A equipe da casa chegou a diminuir para 62 a 60 numa bola de três de Gonzalo Iglesias a dois minutos do fim.

Quando parecia que o jogo ia se complicar, Georginho colocou de três pontos e fez o Brasil abrir seis pontos faltando pouco menos de um minuto para o fim. A partir daí, o Uruguai não conseguiu mais reagir e a seleção brasileira garantiu a vitória por 70 a 61.

O post Georginho e Yago levam Brasil à vitória sobre o Uruguai apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.