Brasil conquista mais três medalhas na Copa do Mundo em SP

Mais um dia com Brasil no pódio na Etapa do Brasil da Copa do Mundo de Paraesgrima, em São Paulo. Nesta sexta-feira (21), foram três medalhas para os atletas da casa no Centro de Treinamento Paralímpico, localizado no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). No sabre masculino categoria B, aconteceu uma dobradinha, com a prata para Vanderson Chaves e o bronze para Jovane Guissone. O terceiro pódio veio na espada feminina categoria A, onde Rayssa Veras ganhou a medalha de bronze.

  • Brasil conquista mais três medalhas na Copa do Mundo em SP
  • Del Potro aponta Fonseca como futuro do tênis sul-americano
  • Emily Lima projeta disputa da Copa América e Eliminatórias
  • Lucas Koo avança às quartas de final na Copa do Mundo Júnior
  • Duplas definidas nas quartas da Etapa de Maringá do Nacional

Dobradinha no sabre

Seis brasileiros competiram no sabre masculino categoria B. Após a pule, quatro deles caíram no mesmo quadrante do quadro eliminatório, garantindo ao menos uma medalha para o Brasil. Vanderson Chaves foi o terceiro melhor na pule com quatro vitórias em cinco jogos. Nas oitavas de final, ele enfrentou Luis Gustavo da Silva. Vanderson ganhou o confronto por 15 a 0 e avançou para as quartas de final. Renato Santana também fez boa pule, com quatro vitórias em seis jogos e encarou Anderson Pires, que venceu uma partida na fase inicial. Renato ganhou o duelo por 15 a 12 e avançou na chave. No jogo valendo uma vaga no pódio, Vanderson levou a melhor e ganhou por 15 a 2.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY

A segunda medalha brasileira veio com o campeão paralímpico Jovane Guissone. Ele teve quatro vitórias em seis jogos na pule e derrotou o alemão Tim Widmaier por 15 a 6 nas oitavas de final. Nas quartas, Jovane venceu um duelo acirrado contra o colombiano Hector Molano Barrios por 15 a 13 para garantir sua segunda medalha na Copa do Mundo de São Paulo, após levar a prata no florete. As semifinais tiveram um duelo italiano de um lado e um confronto brasileiro do outro. Na partida nacional, Vanderson Chaves ganhou por 15 a 8 para avançar a final, enquanto Jovane Guissone ficou com o bronze.

Izaias Silva chega perto do pódio

No outro lado, Gianmarco Paolucci derrotou Andrea Jacquier, que havia sido o melhor do dia nas pules, por 15 a 6. Na grande decisão, o italiano venceu por 15 a 12 e levou a medalha de ouro. E o Brasil ficou perto de ganhar uma terceira medalha no sabre masculino B. Izaias Monteiro da Silva fez uma ótima pule, ganhando cinco de seis jogos. Na primeira partida eliminatória, ele superou Matoko Rada, de Israel, por 15 a 7. Mas nas quartas, Izaias perdeu para o Gianmarco Paolucci por 15 a 13, encerrando sua participação em sexto lugar.

Rayssa volta ao pódio

Após ganhar o bronze no sabre no primeiro dia da Copa do Mundo de São Paulo, Rayssa Veras subiu no pódio novamente nesta sexta-feira, dessa vez na espada feminina categoria A. Embalada após a medalha de ontem, ela fez uma pule perfeita, ganhando todos os cinco confrontos que fez. Com a melhor campanha no geral na fase inicial, Rayssa avançou direto para as quartas de final. Na sua primeira partida eliminatória, triunfo por 15 a 6 sobre a tailandesa Arrirat Saisin, garantindo um lugar no pódio. Mas Rayssa Veras parou na semifinal, após perder por 15 a 10 para Linor Kelman, de Israel.

Na final, a britânica Gemma Collis venceu Kelman por 15 a 13 e levou a medalha de ouro. Os bronzes ficaram com Rayssa Veras e a húngara Zsuzsanna Krajnyak. Carminha Oliveira também fez boa campanha na espada em São Paulo. Ela venceu quatro jogos e teve apenas uma derrota na pule, conquistando a quarta posição no geral na fase inicial. Dessa forma, ela garantiu vaga direta nas quartas de final. Mas ela perdeu a partida em confronto equilibrado contra a israelense Linor Kelman por 13 a 10.

Mais brasileiras na Espada feminina Individual A

Maria Ivanilda Santos perdeu todos os seus jogos na pule. Nas oitavas de final, ela foi superada pela israelense Linor Kelman por 15 a 0. Maria Luciana Lima teve uma vitória na pule e perdeu nas oitavas para Thiti Pengprasittipong por 15 a 7. Quem chamou a atenção no CT Paralímpico foi Fabiana Soares. Após ganhar dois jogos na pule, ela protagonizou o duelo mais emocionante do dia, contra a tailandesa Arrirat Saisin. A brasileira saiu na frente do placar e chegou a ter três pontos de vantagem, mas Saisin conseguiu empatar o confronto. Após o 14-14 no tempo regulamentar, a partida foi decidida na prorrogação, onde a tailandesa conseguiu o ponto decisivo e venceu o duelo por 15 a 14.

Queda nas oitavas no sabre masculino A e na espada feminina B

O Brasil teve cinco representantes no sabre masculino categoria A. Lucas Julião e Lenílson de Oliveira fizeram uma boa pule, com três vitórias e apenas uma derrota para cada. Mas ambos pararam nas oitavas de final. Lucas perdeu por 15 a 11 para o indiano Rakhal Sethy, enquanto Lenílson foi uperado pelo japonês Yasu Naoki por 15 a 5.

Kevin Damasceno teve duas vitórias e duas derrotas na pule e perdeu nas oitavas para o argentino Carlos Freitas por 15 a 8. Alex Sandro Souza teve o mesmo caminho, com duas vitórias em quatro duelos na pule e parou nas oitavas, com derrota por 15 a 3 para Boonsiri Sanitmuanwai, da Tailândia. Por fim, o Brasil também teve Bernardo Maestrelli, que parou na pule apoós perder suas quatro partidas.

A final do sabre masculino categoria A foi disputada entre o japonês Kano Shintaro e o francês Serge Robin. O asiático, que já tinha levado a medalha de ouro no florete, mas dessa vez ficou com a prata. Robin gahnou o confronto por 15 a 11 e colocou a França no topo do pódio. Os bronzes da categoria ficaram com o argentino Carlos Freitas e o tailandês Boonsiri Sanitmuanwai.

A final da espada feminina categoria B foi entre duas atletas neutras. Alesia Makrytskaya superou Kristina Fiaklistava por 15 a 4 para ganhar a medalha de ouro. Os dois bronzes foram para a canadense Trinity Lowthian e a japonesa Sakurai Anri. Mônica Santos foi a única representante na categoria. Ela perdeu todos os seus jogos na pule e foi eliminada nas oitavas de final, após uma derrota para a atleta neutra Kristina Fiaklistava por 15 a 2. Ela volta a competir neste sábado (22) no florete que é sua principal arma.

O post Brasil conquista mais três medalhas na Copa do Mundo em SP apareceu primeiro em Olimpíada Todo Dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.