Dentista suspeita de causar lesões em pacientes nega que fazia rinoplastia


Segundo polícia, ao menos oito vítimas sofreram lesões graves. Defesa afirmou que profissional fazia procedimentos permitidos pela profissão, incluindo a rinomodelação, que se diferencia da rinoplastia. Dentista Miriã Mariana Coelho da Costa, que é investigada pela Polícia Civil por lesão corporal grave e exercício ilegal da medicina, em Goiânia, Goiás
Reprodução/Redes Sociais
A dentista Miriã Mariana Coelho da Costa, investigada pela Polícia Civil por suspeita de causar deformidades em pacientes, negou que realizava rinoplastias. Em nota, a defesa da profissional afirmou que ela é habilitada para procedimentos odontológicos e que as intervenções feitas em sua clínica eram de rinomodelação, e não cirúrgicas.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
A defesa ressaltou que a profissional tem mais de dois mil pacientes satisfeitos e que a clínica possui todos os registros necessários para funcionamento. Alegou ainda que a dentista não havia se posicionado antes por estar envolvida com uma cirurgia do filho recém-nascido. A defesa informou que ela está aberta a prestar esclarecimentos e que a clínica está se reestruturando para retomar o atendimento nos próximos dias (leia nota na íntegra ao final do texto).
LEIA TAMBÉM
ENTENDA: Dentista é suspeita de causar deformidades em pacientes após rinoplastias
REDES SOCIAIS: Dentista suspeita de causar deformidades em pacientes divulgava serviços nas redes sociais: ‘entrego o nariz dos seus sonhos’
INSALUBRE: Veja o que a polícia diz ter encontrado em clínica de dentista suspeita de causar lesões em pacientes
O Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CRO-GO) informou que há um expediente administrativo em curso contra a profissional. Em relação ao registro profissional, a entidade destacou que a inscrição de Miriã Costa segue ativa. O CRO-GO também ressaltou que os procedimentos estéticos na odontologia são regulamentados por resoluções, que estabelecem as técnicas proibidas e os limites anatômicos autorizados para intervenções realizadas por cirurgiões-dentistas (leia nota na íntegra ao final do texto).
Conforme o conselho, cirurgiões-dentistas não estão autorizados a realizar rinoplastia, procedimento cirúrgico que altera a estrutura nasal. No entanto, a rinomodelação é permitida, pois consiste em um procedimento estético sem cirurgia, realizado com a aplicação de preenchedores, como o ácido hialurônico, para corrigir imperfeições.
Entenda o caso
Polícia faz buscas e apreensões em clínica de dentista investigada em Goiânia
A investigação policial aponta que os procedimentos realizados na clínica de Miriã Costa, localizada no Setor Jardim América, em Goiânia, eram feitos de forma precária e sem acompanhamento pós-operatório adequado. Peritos criminais e funcionários da Vigilância Sanitária identificaram irregularidades, como falta de esterilização de instrumentos, medicamentos reutilizados e condições insalubres.
Na sexta-feira (14), um mandado de busca e apreensão foi cumprido no local, onde materiais e documentos foram apreendidos para análise. Segundo a delegada Myrian Vidal, até sábado (15), oito vítimas apresentaram lesões graves e relataram que sofreram complicações após se submeterem a procedimentos com a dentista.
A investigação também identificou que os serviços eram divulgados nas redes sociais pelo marido de Miriã, Pedro Henrique Alves Teixeira. Os nomes do casal foram divulgados pela Polícia Civil para que eventuais outras vítimas possam denunciá-los.
Miriã Costa tem mais de seis mil seguidores nas redes sociais e se apresenta como a “maior referência em rino estruturada” de Goiás, afirmando entregar “o nariz dos sonhos com a melhor experiência”. A Polícia Civil segue investigando o caso e apura se novas vítimas serão identificadas.
Nota da defesa de Miriã Costa:
A cirurgiã-dentista Miriã Costa vem a público para esclarecer que:
É profissional habilitada em Odontologia, estando apta a realizar todos os procedimentos na profissão, incluindo a rinomodelação, que tem sido confundida com a rinoplastia;
Sua conduta vem sendo reconhecida por mais de 2 mil pacientes satisfeitos e também por autoridades a investigaram, inclusive em processos judiciais;
A sua clínica, no Jardim América, possui todos os registros necessários para funcionamento, estando no local há cerca de dois anos;
Não se posicionou antes por estar envolvida em uma cirurgia do filho recém-nascido;
Está aberta a todo e qualquer esclarecimento sobre suas atividades;
Está se reestruturando para voltar ao atendimento normal nos próximos dias;
Acredita na justiça e na seriedade das autoridades que fiscalizam a sua atividade profissional.
Nota do Conselho Regional de Odontologia de Goiás:
Com relação aos andamentos da apuração disciplinar, o Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CROGO) informa que está em curso expediente administrativo em face da profissional, o qual tramita sob sigilo.
Com relação ao registro profissional, informa-se que, atualmente, a inscrição da profissional está ativa, conforme consulta pública.
Com relação aos procedimentos estéticos, a Resolução CFO Nº 230/2020 estabelece quais são as técnicas proibidas, e a Resolução CFO Nº 176/2018 estabelece os limites da área anatômica autorizada para intervenções realizadas por cirurgiões-dentistas.
Dentista Miriã Costa, investigada por exercício ilegal da medicina, em Goiânia, Goiás
Reprodução/Redes Sociais
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.