Navio-hospital da Marinha do Brasil chega em Cruzeiro do Sul para atender até 10 mil moradores de áreas isoladas


Equipes oferecem serviços odontológicos, clínicos, exames de mamografia e ultrassonografia, além da entrega de medicamentos até o mês de abril. Também serão atendidos moradores de áreas isoladas de Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. Navio-hospital chega à Cruzeiro do Sul para atender população vulnerável
O Navio-Hospital Doutor Montenegro chegou em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, nessa sexta-feira (14) com diversos atendimentos de saúde para a população do Vale do Juruá. As equipes da Marinha do Brasil oferece atendimentos odontológicos, clínico, exames e entrega de medicamentos.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Essa é a 25ª missão da tripulação, denominada Operação Acre 2025. As equipes, que devem ficar no Acre até abril deste ano, pretendem atender entre 9 a 10 mil moradores das cidades da região.
Além de Cruzeiro do Sul, as equipes vão atender comunidades ribeirinhas também de Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.
A embarcação partiu de Manaus dia 21 de janeiro em direção ao Juruá com o objetivo de fornecer atendimento médico e odontológico às comunidades ribeirinhas e isoladas da região. A equipe é formada por 16 profissionais, entre médicos, dentistas, farmacêuticos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O comandante da tripulação dá ênfase no objetivo da viagem.
“Traz atendimento médico, odontológico, laboratoriais, exames de mamografia, ultrassonografia e, o mais importante, o paciente sai do navio com os medicamentos necessários para começar o tratamento”, explicou o capitão de corveta da Marinha do Brasil e comandante da tripulação, Hallan Maforte.
A Operação Acre é uma iniciativa anual da Marinha do Brasil que visa levar assistência médica a áreas de difícil acesso na Amazônia, reafirmando, segundo a organização, o compromisso com o bem-estar das populações ribeirinhas e indígenas.
Navio chegou em Cruzeiro do Sul nessa sexta-feira (14) para atendimentos
Reprodução/Rede Amazônica Acre
“Nossa perspectiva é fazer cerca de 9 mil a 10 mil atendimentos não apenas em Cruzeiro do Sul, mas também nas comunidades mais isoladas, como Triunfo, Paraná dos Mouras, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.
A coordenadora regional de saúde no Juruá, Diani Carvalho diz que a vinda da equipe hospitalar da Marinha reforça o trabalho do estado para levar saúde e acessibilidade para as comunidades que vivem as margens do rios.
“Já são 25 anos trazendo saúde especializada também para as comunidades, que é o foco principal da missão. Essa é nossa maior dificuldade e desafio, que demanda maior custo”, destacou a coordenadora.
A ação é feita em parceria com Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria de Saúde. A gestão o apoia na logística para que os moradores das áreas isoladas cheguem até a unidade atracada às margens do Rio Juruá.
O secretário de Saúde da cidade, Marcelo Siqueira, explicou que a prioridade em atendimento para as populações isoladas. “Vamos criar uma rede de apoio para trazer essas pessoas para o navio-hospital”, resumiu.
Reveja os telejornais do Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.