Apartheid e segregação racial

Nelson Mandela foi presidente da África do Sul . Foi o líder do movimento contra o Apartheid – legislação que segregava os negros no país. Condenado em 1964 à prisão perpetua foi libertado em 1990 depois de grande pressão internacional. Em julho de 1994 foi eleito o primeiro presidente negro de seu país.

Mandela recebeu o “Prêmio Nobel da Paz”, em dezembro de 1993, por sua luta contra o regime de segregação racial. Foi reconhecido como um dos maiores líderes políticos de todos os tempos.

O Racismo consiste em práticas ,a partir do seu tom de pele e traços físicos que rementem a um raça que é marginalizada, ou seja, vista como inferior e desvalorizada. E importante lembrar que o Brasil foi o último país da Américas a abolir a escravidão .O racismo é algo histórico de grandes impactos sociais.

O Racismo surge a partir de uma ideia de superioridade de ,supremacia .Foi por acreditarem ser superiores que os gregos e latinos, na antiguidade. Devemos lembrar que o racismo somente acontece quando há um sistema de poder que considera aquela raça, contra qual é inferior.

E preciso ver que o racismo, devem ir além de ofensas. E sim da violência, discriminados, excluídos e maltratados. O racismo ocorre sempre contra a classe historicamente oprimida e nunca contra a classe que sempre foi a dominante. Mediante esse contexto a consciência e a base do fim do racismo.

Schwarcz, L,M.1996 .As teorias raciais ,uma construção histórica ,contexto brasileiro-pp-147- 185).São Paulo.

PEREIRA,Analúcia Danilevicz.´´África do Sul e Brasil(Tese de Doutorado).Porto Alegre.2021.

Autora:

Alana Karen da Silva

O post Apartheid e segregação racial apareceu primeiro em Jornal Tribuna.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.