Comissão especial no lugar de CPI

(Foto: Artur Schlieck/CVJ)

A grande maioria dos vereadores de Joinville aprovou  a Proposta de Resolução 02/2025 que criou uma Comissão Especial para analisar o trabalho feito por uma empresa terceirizada na abordagem de moradores de ruas. A mesma empresa é responsável também pela gestão dos dois restaurantes populares, que também serão vistoriados. O autor da comissão especial, Brandel Júnior (PL) , assinalou que “será possível construir um relatório final mais preciso da situação. Estamos fazendo isso pela urgência do assunto para darmos uma resposta à população”.

Apenas um dos 19 não assinou

Segundo texto do portal da Câmara de Vereadores de Joinville, apenas um dos 19 vereadores não assinou a proposta do vereador do PL, justamente Willian Tonezi, líder da bancada e o principal da natimorta proposta de CPI para  investigar as ações do poder público nesta área. Outra curiosidade: o único vereador da bancada do PL (são quatro) que não assinou o requerimento de CPI foi Brandel Júnior, justamente o autor da comissão especial e que não a integra. Foram escolhidos Ascendino Batista (PSD), Mateus Batista (UB), Adilson Girardi (MDB), Neto Petters (NOVO) e Instrutor Lucas (PL). 

Decisão demorada 

O pedido de liminar impetrado pela 6ª Defensoria Pública de Joinville ainda não foi julgado pela 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Joinville. A solicitação é de cancelar o reajuste na tarifa de recolhimento de lixo, considerado pela defensoria como abusivo por estar bem acima da inflação. A ação civil pública contra a alteração na forma de cálculo da tarifa de limpeza urbana (TLU) foi apresentada em 5 de fevereiro.

Pingo Xavante

Jogador nascido em Joinville mais bem sucedido da história do futebol, Pingo retorna ao Rio Grande do Sul para assumir o Brasil de Pelotas até o final do campeonato. Luiz Roberto Magalhães estava sem trabalhar desde o ano passado quando treinou o São José em um curto período. Desde então estava aproveitando sua confortável casa de veraneio na Praia da Enseada (São Francisco do Sul).

Piscina no terminal urbano

(Foto: redes sociais)

Flagrante da última enchente no centro de Joinville. Um homem decidiu tomar banho no interior do Terminal Central de Passageiros, o nosso Hauptbahnhof. Com a forte chuva da última quinta-feira e a maré alta no Rio Cachoeira, mais uma vez o centro ficou alagado. 

Desaparecido

Um treinador já acertado para trabalhar em 2025 em uma das mais tradicionais  equipes do futebol amador de Joinville está desaparecido, ou tecnicamente foragido. Dívidas impagáveis com o jogo online “Tigrinho”, com agiotas e até mesmo empréstimo de amigos. Há mais de um ano, um jovem se enforcou numa antiga pista de motocross de Joinville em razão de suas dívidas com o “Tigrinho”, segundo a família.

Paulo Guedes e Coppolla em Joinville

Paulo Guedes estará participando de uma palestra em Joinville. O ex-ministro da economia do governo Bolsonaro estará ao lado do comentarista político da CNN Caio Coppolla e do investidor profissional Henrique Câmara. O evento ocorrerá em 18 de março a partir das 18 horas no salão principal da Expoville.  O ingresso mais caro é de R$ 300 reais na frente do palco. Entre os dois patrocinadores está a construtora joinvilense Convisa. 

Fábrica abandonada no centro

(Foto: Arquivo/Meister)

Até quando a antiga sede da Metalúrgica Meister vai ficar abandonada no centro de Joinville? Há muito tempo a fábrica de embalagens se transferiu para a zona industrial da Avenida Santos Dumont, próximo do aeroporto, onde continua produzindo embalagens de metal. Fundada em 1937 no local, as duas áreas abandonadas da Meister ficam divididas pela Rua Duque de Caxias. O curioso é que os dois extensos terrenos estão em uma região muito valorizada, a poucos metros da Via Gastronômica e do maior shopping do centro. 

Curtas

– JEC está no fundo do poço ao perder para o lanterna do campeonato (Hercílio Luz) na última quinta-feira em Tubarão. Uma vitória o deixaria em ótimas condições para permanecer entre os oito classificados.

– Um fogo de chão que permaneceu 200 anos no galpão da Fazenda Boqueirão em São Sepé (RS) foi apagado recentemente. A propriedade foi de meu bisavô Coronel Veríssimo Simões Pires, que a deixou para seus herdeiros sepeenses após ficar viúvo e ir morar em outra de suas fazendas em Formigueiro (RS) com sua segunda esposa.

– Mansão onde morava o ex-prefeito Max Colin foi demolida recentemente na Rua Eng. Niemeyer, centro de Joinville. Abandonada, a família conseguiu autorização para demolir o imóvel tombado.

– O jornalista Juan (Dom) Schiavi é o novo comentarista do “Jornal da Manhã” da Jovem Pan/Joinville. A apresentação do programa é do jornalista Marcos Pereira e do radialista César Júnior. 

– Uma hora de jornalismo pela manhã se tornou uma tradição no rádio de Joinville desde os anos 90, quando Toninho Neves passou a apresentar seu programa diário ao lado de Aires Zacarias e José Mira.

– Em breve, a Rádio Massa vai ingressar no mercado e certamente reforçará o horário de jornalismo, que hoje é disputado pelas emissoras de FM Jovem Pan, Máxima, 89 FM e CBN. 

Fale com o colunista Luiz Veríssimo Pelo Whatsapp (47)999644082 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.