Senado dos EUA confirma Robert Kennedy Jr. como secretário de Saúde

Os Senado dos Estados Unidos aprovou nesta 5ª feira (13.fev.2025) Robert F. Kennedy Jr. como secretário de Saúde do governo de Donald Trump (Republicano). O cargo é equivalente ao de ministro no Brasil.

Foram 52 votos a favor e 48 contra na Casa Alta, que tem maioria republicana. Só 1 congressista do partido, o ex-líder Mitch McConnell, se opôs à indicação de RFK Jr. Todos os senadores democratas votaram contra o nome de Trump para o Departamento de Saúde.

Antes da aprovação, o indicado passou raspando por duas comissões. Nas sabatinas, Kennedy foi questionado em temas polêmicos, principalmente seu posicionamento sobre vacinas. Em declarações anteriores, ele chegou a associar o imunizante ao autismo e criticou o papel da indústria farmacêutica nos EUA.

Durante sessão no Comitê de Finanças, em 29 de janeiro, Kennedy Jr. negou ser antivacina, apenas que era a favor da segurança dos imunizantes.

Aprovado, Robert Kennedy Jr. passa a liderar a principal órgão de saúde do país, responsável por orientar o orçamento do governo para lidar com pandemias, desenvolver políticas públicas e novas vacinas. Além disso, o indicado também influenciará as agências FDA (Administração Federal dos Alimentos), o CDCs (Centro para Controle e Prevenção de Doenças) e os programas Medicare e Medicaid, subordinadas ao departamento.

Mitch McConnell, que já foi líder do Senado norte-americano, disse em um comunicado que Kennedy “falhou em provar que é a melhor pessoa possível para liderar a maior agência de saúde dos EUA”.

“Indivíduos, pais e famílias têm o direito de pressionar por uma nação mais saudável e exigir a melhor orientação científica possível sobre prevenção e tratamento de doenças […] Ao assumir o cargo, espero sinceramente que o Sr. Kennedy escolha não semear mais dúvidas e divisões, mas restaurar a confiança em nossas instituições de saúde pública”, disse o único republicano que votou contra a nomeação.

Robert Kennedy Jr. é filho do ex-secretário de Justiça dos EUA e candidato à Presidência Robert Kennedy, assassinado durante a campanha à Casa Branca em 1968. É sobrinho do ex-presidente John F. Kennedy (1961-1963). O democrata foi morto a tiros em 22 de novembro de 1963.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.