Sensação térmica de 70°C é possível? Entenda como é medida e por que pode variar de pessoa para pessoa


Sensação depende diretamente da temperatura e da umidade do ar. Apesar de ser possível, sensações de calor tão elevadas são improváveis de acontecer. Termômetro de rua marca 50ºC no RS
Reprodução/TV Globo
Mais uma vez o Brasil está sofrendo com as altas temperaturas causadas por uma forte onda de calor, que começou nesta quarta-feira (12). O fenômeno deve se estender ao menos até dia 21 de fevereiro e pode fazer com que algumas cidades tenham marcas até 7°C acima do esperado para o mês.
Com a expectativa de dias muito quentes, circula nas redes sociais que a sensação térmica em alguns locais poderia chegar a 70ºC.
De acordo com os meteorologistas, apesar de, na teoria, isso ser possível, está descartado que aconteça nos próximos dias, principalmente por conta da baixa umidade prevista. (entenda mais abaixo)
O g1 reuniu algumas definições apontadas por técnicos para explicar o conceito de sensação térmica e porque essa medida pode variar de pessoa para pessoa.
Sensação de 70ºC é possível?
Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo, explica que o registro de uma sensação térmica de 70ºC é possível, mas o cenário é improvável nesse período de onda de calor.
🌡️Isso por que a sensação térmica depende de uma série de variáveis, principalmente temperatura e umidade do ar.
Assim, de acordo com uma tabela elaborada pelo Núcleo Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP), “para atingirmos uma sensação térmica de 70°C, a temperatura deveria ser de no mínimo 41°C e, no mesmo horário, a umidade relativa do ar precisaria estar em torno de 80%”, explica a meteorologista. (veja a tabela abaixo)
Tabela de estimativa da sensação térmica de calor, feita a partir do modelo da NOAA.
Núcleo de Climatologia Aplicada ao Meio Ambiente da USP de São Carlos
Apesar de, como mostram os dados, a sensação ser possível, Josélia comenta que, normalmente, essa combinação não é o que se observa na prática.
“Na atmosfera real, quanto mais quente está o ar, menor é o nível de umidade, porque o aquecimento do ar causa naturalmente a evaporação da umidade, isto é perda de umidade naquela porção de ar”, detalha a meteorologista.
☀️Assim, em um dia com sol, os menores níveis de umidade acabam sendo observados em horários próximos ao das maiores temperaturas.
Isso é o que deve acontecer nos próximos dias, principalmente considerando que o bloqueio atmosférico que provoca a onda de calor não deve permitir que grandes nuvens de chuva se formem.
Onda de calor: o que é? Pode chover? Tire dúvidas
Sensação térmica e temperatura
Quando a temperatura e a umidade do ar estão muito altas, a soma destes fatores leva ao conceito de sensação térmica, que geralmente é muito maior do que o calor registrado nos termômetros.
Sensação térmica NÃO é a mesma coisa que temperatura. É uma equação proveniente da junção de uma série de variáveis. Em geral, temperatura, vento e umidade relativa do ar.
Quando o ar está muito seco e quente, a sensação térmica no corpo é de uma temperatura um pouco abaixo do que o termômetro estaria marcando. Já o excesso de umidade junto com uma temperatura alta tende a provocar uma sensação de abafamento, de mais calor do que os termômetros estão efetivamente medindo.
Essa sensação térmica é um registro do que o corpo humano de fato sente nas condições de um lugar em um determinado momento.
Apesar disso, não é importante para a análise do clima e não tem utilidade como marco científico.
Primeiro mês de 2025 foi o janeiro mais quente da história
Sensação térmica e o corpo humano
Quando a umidade do ar está alta e a temperatura também, a sensação térmica é ainda maior, porque o suor acaba não evaporando para diminuir a temperatura corporal, fazendo com que a pessoa sinta mais calor.
Sensação térmica é apontada levando em conta as condições médias do corpo humano, mas é algo subjetivo, porque cada pessoa percebe a temperatura de uma maneira diferente.
A sensação térmica não é igual para todo mundo. Cada corpo possui uma sensação distinta. Além disso, a sensação térmica é uma sugestão. Não quer dizer que a pessoa vai sentir aquela temperatura. Contam fatores como condicionamento físico, idade, metabolismo, hábitos alimentares e até a região em que a pessoa vive ou para onde se deslocou.
O cálculo tanto do índice de calor quanto de frio é baseado em uma equação matemática que leva em conta as características médias da população. Caso contrário, seria preciso ter um termômetro para cada pessoa.
Sensação térmica e os índices
No últimos 70 anos, mais de 160 diferentes índices de sensação térmica foram desenvolvidos e cada um adota critérios específicos para isso. Nos Estados Unidos é usado o Heat Index. No Canadá, o Humidex. Em geral, o cálculo da sensação térmica leva em conta variáveis como temperatura real do ar, umidade relativa do ar, radiação solar, falta ou presença de vento e vestimentas.
Ferramenta do Heat Index ajuda a calcular a sensação térmica; confira
Índice Humidex mensura a sensação de calor; faça os cálculos
Em geral, os índices levam em conta variáveis como a incidência de ondas curtas (raios de Sol) no corpo humano, de ondas longas (calor emitido após o raio de Sol bater em uma superfície), o fluxo do calor latente (quantidade de calor que a água usa para mudar de líquida para vapor, por exemplo), e o metabolismo do indivíduo (que em geral varia conforme a idade).
Efeitos do calor no corpo
Quando a temperatura corporal medida na axila está acima de 40 ºC, a vida humana está sob risco.
O corpo tende a se estressar tentando baixar a temperatura:
os vasos sanguíneos se dilatam (abrem) para tentar trocar o calor interno com o ambiente externo
com mais sangue perto da pele, ela fica mais vermelha
há maior transpiração para tentar perder calor com a evaporação do suor
com o aumento do suor, há perda de minerais e o corpo pode sentir câimbras
pode haver desidratação; o feito é a diminuição do raciocínio e o tempo de reação
com a vasodilatação, é possível sentir fraqueza: o sangue chega com pouca pressão no cérebro
com pouco sangue, o cérebro tem baixa troca de oxigênio
o quadro pode levar ao desmaio ou convulsão
Adicionar aos favoritos o Link permanente.