Com Trump, Musk defende o Doge e diz que faz apenas o “senso comum”

Elon Musk, bilionário dono da Tesla e SpaceX, disse nesta 3ª feira (11.fev.2025) que o Doge (Departamento de Eficiência Governamental) não faz nada além do “senso comum” no trabalho de cortes e vistoria do financiamento dado pelo governo dos Estados Unidos. Ao lado do presidente Donald Trump (Republicano) no salão Oval da Casa Branca, Musk disse que o objetivo da pasta que comanda é “restaurar a democracia” norte-americana.

“Nós temos que pensar sobre o deficit. Nós temos um deficit de 1 trilhão, e se nós não fizermos algo a respeito do deficit o país irá falir […] é apenas senso comum, não é nada draconiano ou radical”, disse o bilionário na Casa Branca, acompanhado de um de seus filhos.

O Departamento de Musk é responsável por monitorar as despesas do governo norte-americano e observar para quais fins o dinheiro está sendo gasto. Recentemente, a pasta foi alvo de críticas por cortes significativos na educação e em setores não alinhados a Trump.

O maior destaque foi na USaid (Agência de Desenvolvimento Internacional), que teve quase 90% de seus funcionários colocados em licença. O Doge, junto ao governo, cortou o financiamento da organização; Musk acusou a USaid de ser “criminosa”.

Ao falar na Casa Branca, o bilionário respondeu a repórteres que questionaram sobre a transparência das ações do Doge. Musk disse que o Departamento é “totalmente transparente” e que, se não for, as pessoas notarão isso.

“É um absurdo não ter uma lista de pagamentos em que se possa pegar por ano e observar o que está sendo feito ou não […] o que nós realmente estamos falando é adicionar métodos de senso comum que devem estar presentes [nos Departamentos], disse Musk ao falar sobre o sistema atual de relatórios do Departamento do Tesouro.

Apesar dos questionamentos quanto ao financiamento do governo, Musk também buscou justificar a manutenção dos gastos com o Departamento de Defesa, que cuida das fronteiras. Para o bilionário, esse é um “setor essencial”.

“É essencial para que a América se mantenha como um país e é essencial para que a América tenha recursos para prover aos cidadãos e não simplesmente servir a enormes números de dívida”, disse.

Trump falou pouco durante a declaração de Musk, mas reforçou o apoio as falas do bilionário e afirmou que “ninguém tinha ideia” que os gastos dos últimos governos eram tão “corruptos”.

“Parece difícil acreditar que juízes querem tentar nos parar de observar a corrupção, especialmente quando encontramos centenas de milhões de dólares ou muito mais que isso em um período tão curto de tempo”, disse o presidente ao criticar juízes que barraram decretos e ações do Doge.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.