Trump sugere que Ucrânia “pode ser russa algum dia”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), sugeriu que o território da Ucrânia possa “ser russo algum dia”. A declaração foi dada em uma entrevista à Fox News na 2ª feira (11.fev.2025), dias antes de uma reunião entre o vice-presidente norte-americano, J.D. Vance (republicano), e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (Servo do Povo, centro).

Trump ainda afirmou que os investimentos norte-americanos no país deveriam ser devolvidos, em forma de recursos naturais ucranianos, com acesso a terras que disponham de petróleo, gás e minerais. O presidente dos EUA planeja mandar Keith Kellogg, seu enviado especial, à Ucrânia em 20 de fevereiro para elaborar uma proposta para cessar os combates com a Rússia, iniciados após a invasão das forças do governo Vladimir Putin (Rússia Unida, centro) em fevereiro de 2022.

“Eles podem fazer um acordo, eles podem não fazer um acordo. Eles podem ser russos algum dia, ou podem não ser russos algum dia”, declarou Trump. “Vamos ter todo esse dinheiro lá, e eu digo que quero de volta. E eu disse a eles que quero o equivalente, como US$ 500 bilhões em terras raras”.

Na última 6ª feira (8.fev), o presidente ucraniano disse estar disposto a negociar com os EUA a fim de manter o apoio do país na guerra contra a Rússia. Em entrevista à agência Reuters, Zelensky mostrou um mapa da Ucrânia que detalha as chamadas terras raras almejadas por Trump. “Se estamos falando sobre um acordo, então vamos fazer um acordo, somos totalmente a favor”, afirmou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.