Peixe com ‘pintura facial’ ganha nome inspirado em personagem do Studio Ghibli


Descoberta da nova espécie aconteceu quando cientistas encontraram exemplares com padrões incomuns na cabeça em mercados de frutos do mar online. As marcas no rosto do Branchiostegus sanae lembram as da personagem San em “Princesa Mononoke”.
Fish: Branchiostegus sanae. Huang et al. CC-BY 4.0 Illustration: San from Princess Mononoke © 1997 Hayao Miyazaki/Studio Ghibli, ND
Pesquisadores chineses anunciaram nesta terça-feira (11) a descoberta de uma nova espécie de peixe com um detalhe curioso: suas marcas no rosto lembram a pintura facial da personagem San, protagonista de “Princesa Mononoke”, clássica animação japonesa do Studio Ghibli.
Por causa disso, a espécie foi batizada de Branchiostegus sanae (veja IMAGEM acima).
A descoberta aconteceu quando cientistas encontraram exemplares com padrões incomuns na cabeça em mercados de frutos do mar online. Para confirmar que se tratava de uma espécie ainda não descrita, eles realizaram então análises genéticas.
Com isso, o nome “sanae” foi escolhido por causa das listras no rosto do animal, que remetem à maquiagem de guerra usada pela personagem, a Princesa Mononoke, no filme dirigido por Hayao Miyazaki.
O nome popular dado pelos pescadores chineses ao peixe, “鬼马头鱼” (algo como Peixe-Cavalo Fantasma), também tem relação com espíritos do folclore japonês, assim como o termo “Mononoke” (espíritos sobrenaturais).
“Encontrar uma nova espécie desse grupo é algo raro e especial, ainda mais uma tão única como o Branchiostegus sanae”, disse em um comunicado Haochen Huang, autor principal do estudo.
O Branchiostegus sana.
Huang et al.
“No filme, San se vê como parte da floresta e luta para protegê-la. A história traz uma mensagem sobre o equilíbrio entre humanos e natureza, algo que queremos destacar ao nomear este peixe”, acrescentou.
O Branchiostegus sanae pertence à uma família de pequenos peixes marinhos e vive em águas profundas, chegando a 600 metros abaixo da superfície.
Eles são peixes importantes para a pesca comercial, sendo frequentemente encontrados em mercados do leste e sudeste asiático.
O Branchiostegus sanae em um mercado de frutos do mar.
Jiangyuan Chen
Apesar disso, a diversidade do grupo ainda é baixa: apenas 31 espécies são conhecidas na família Branchiostegidae, e 19 no gênero Branchiostegus. Desde 1990, apenas três novas espécies desse gênero foram descritas.
A pesquisa foi conduzida por cientistas do Instituto de Oceanologia do Mar do Sul, da Academia Chinesa de Ciências, da Universidade de Zhejiang e da Universidade Oceânica da China, e publicada no periódico científico de zoologia “ZooKeys”.
LEIA TAMBÉM:
Animação da Nasa mostra aumento global da temperatura nos últimos séculos; veja vídeo
Imagem de ‘estranhos círculos’ em galáxia distante mostra sinal de rádio que pode ter elo com buracos negros
Adicionar aos favoritos o Link permanente.